Por CBTM
A América Latina já classificou seus 12 atletas para os Jogos Olímpicos de Beijing, pelo 18º Campeonato Latino Americano de Tênis de Mesa Adulto, em Santo Domingo, capital da República Dominicana. O evento, realizado de 30 de março a primeiro de abril, classificou cinco atletas da categoria masculina e seis da feminina e apenas uma seleção nacional, de cada categoria, para representar o continente, de acordo com regulamento da ITTF.
Da Seleção Brasileira masculina, composta por Thiago Monteiro (CE), 26, Hugo Hoyama (SP), 38, e Gustavo Tsuboi (SP), 22, apenas Hugo Hoyama não conseguiu a classificação ao perder o atleta da Argentina Pablo Tabachnik.
Assim, Hoyama está na suplência, como o cubano Dimey Gongora. Os classificados para os Jogos pelo Pré-Olímpico, da categoria masculina, são Liu Song (Argentina), Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro, Dexter St Louis (Trinidade e Tobago) e Pablo Tabachnik (Argentina). Além deles, o mesatenista Lin Ju, que representa a República Dominicana, também irá para Pequim ao classificar-se pelos Jogos Pan-Americanos 2007.
Já entre a Seleção Brasileira feminina, que conta com Mariany Nonaka (SP), 19, Cláudia Ikeizumi (SP), 21, e Karin Sako (SP), 20, apenas Mariany conseguiu a classificação individual.
As atletas classificadas para os Jogos pelo Pré-Olímpico são Wu Xue (República Dominicana), Fabíola Ramos (Venezuela), Mariany Nonaka, Lian Qian (República Dominicana), Paula Medina (Colômbia) e Yadira Silva (México). Como suplentes estão Glendys Gonzalez (Cuba) e Luisa Zuluaga (Colômbia).