Por CBTM
Além do ouro e do bronze nas duplas mistas, as duplas masculinas e femininas garantiram mais cinco medalhas para o Brasil no XIX Campeonato Sul-americano Infantil e Juvenil. Caroline Kumahara e Bruna Alexandre chegaram às semifinais do torneio infantil feminino mas perderam para a dupla peruana Valentina Lertora e Francesca Vargas, garantindo o bronze. No juvenil, Kim Inokuchi e Carolina Nagano também não conseguiram avançar à final e ficaram com o bronze depois de uma derrota para a dupla paraguaia Lucero Ovelar e Sandy Gavilan. Já no masculino, ao menos, duas pratas já estão garantidas. Hugo Calderano e Victor Ishii no infantil e Danilo Toma e Gustavo Souza no juvenil estão garantidos na decisão que acontece nesta terça, 04/05. Hugo e Victor enfrentam os argentinos Fermin Tenti e Diego Teplitzky e Danilo e Gustavo jogam contra os chilenos Felipe Olivares e Matías Contreras, que eliminaram nas semifinais outra dupla brasileira Fernando Franco e Eric Jouti – o que deu ao Brasil o quarto bronze do dia.
O caminho das duplas masculinas brasileiras até a final foi relativamente curto, foram apenas três jogos. No infantil, Hugo Calderano e Victo Ishii passaram pelos chilenos Sergio Yanes e Juan Lamadrid por 3 a 0 (7,6,8), depois pelos paraguaios Alejandro Toranzos e Rodolfo Real por 3-2 (-4,-7,6,7,3) e nas semifinais pelos colombianos Diego Ruiz e Nicolas Martinez por 3-1(-7,10,6,6). Na final, eles enfrentam os argentinos Fermin Tenti e Diego Treplitzky. No juvenil, Danilo Toma e Gustavo Souza passaram no primeiro jogo pelos peruanos Cristopher Vargas e Mario Cabrera por 3 a 2 (6,8,-5,-4,5). Nas quartas, pegaram os argentinos Pablo Saragovi e Juan Daher e venceram por 3 a 1 (5,9,-12,7). Nas semifinais, passaram pelos equatorianos Ivan Proaño e Rodrigo Tapia por 3 a 1 (-8,10,6,11) e agora enfrentam os chilenos Felipe Olivares e Matias Contreras que derrotaram nas semifinais outra dupla brasileira, Fernando Franco e Eric Jouti – que acabaram ficando com o bronze.
No feminino, os dois bronzes vieram depois de derrotas nas semifinais. No infantil, Caroline Kumahara e Bruna Alexandre foram batidas nas semifinais pelas peruanas Valentina Lertora e Francesca Vargas por 3 a 1 (10, 9, -9, 9). Antes, elas haviam passado pelas peruanas Fiorella Alarcon e Janína Nieto por 3-1(7,7,-8,11) e pelas colombianas Daniela Quintero e Laura Forero por 3-2(7,-5,-6,6,5). A final será entre Lertora/Vargas e as venezuelanas Gremlis Arvelo e Winberly Monteiro. No juvenil, Kim Inokuchi e Carolina Nagano caíram nas semifinais diante das paraguais Lucero Ovelar e Sandy Gavilan por 3-0(8,6,4). Para chegar até as semifinais, elas haviam vencido as chilenas Cristal Meneses e Katherine Low por 3-2(9,10,-4,-7,13) e as perunas Maria Soto e Silvia Leon por 3-0(9,6,7). As paraguaias Ovelar e Gavilan jogam a decisão com as peruanas Angela Mori e Nadia Quiñonez.