Por CBTM
Atletas e treinadores terão voz ativa na organização da primeira edição brasileira dos Jogos Olímpicos. Nesta quarta-feira, dia 20, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, anunciou a criação da Comissão Consultiva de Esportes, durante o encerramento da primeira visita oficial da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) ao Rio de Janeiro.
"Estamos seguindo um exemplo de Londres 2012, que tem conselheiros na área de esporte representando a sociedade civil. Os primeiros nomes já estão definidos: Bernardinho, Joaquim Cruz, Ricardo Prado, Adriana Samuel, Gustavo Kuerten e Maurren Maggi. Eles têm experiência e vão nos aconselhar principalmente em áreas como instalações esportivas e Vila Olímpica. O grupo ainda vai crescer e teremos também atletas Paralímpicos", explicou Carlos Arthur Nuzman.
Depois de três dias de reuniões e visitas a instalações esportivas, a presidente da Comissão de Coordenação do COI, Nawal el Moutawael elogiou o trabalho realizado pelo Rio de Janeiro no últimos sete meses. "Estou feliz por ver que o projeto começa a tomar forma. Ouvimos o Comitê Organizador e os três níveis de governo e para resumir os últimos dias, digo que o Rio de Janeiro teve um bom começo. Foi importante ver que o apoio dos governos continua sólido e que os 26 esportes têm seus locais de competição garantidos. Ainda há muito trabalho a ser feito, mas estamos confiantes", disse Nawal.
Ao fazer um balanço da visita da Comissão do COI, o presidente do Comitê Rio 2016 lembrou que o Dossiê de Candidatura da cidade reforçava a utilização e revitalização da zona portuária. E listou algumas instalações que poderão ser construídas no local, como parte da Vila de Mídia, Centro de Mídia Não Credenciada, Centro de Tecnologia, Centro de Operações, Centro de Credenciamento da Força de Trabalho e Voluntários, Centro de Distribuição de Uniformes e Centro de Logística.
Foto: Sergio Huoliver / RIO2016