Por CBTM
A poucos dias para o início da Copa do Mundo, não só de futebol vive a Alemanha. Os brasilienses Carla Maia, 25, e Iranildo Espíndola, 37, atletas classificados para o Mundial de Tênis de Mesa, em setembro, na Suíça, participaram do Tetra Open Cologne, na cidade de Colônia, realizado entre os dias 25 a 28 de maio. Os mesatenistas não conquistaram medalhas, mas destacam a importância de conhecer mais sobre os adversários que enfrentarão no Mundial. Mais de 50 mesatenistas de 17 países disputaram a competição.
No dia 23, quando Carla e Iranildo estavam voando rumo a Alemanha, um homem faleceu dentro do avião, que precisou retornar ao aeroporto por causa do incidente. Com isso, a árdua decolagem ocorreu apenas no dia seguinte e os mesatenistas acabaram perdendo o primeiro dia de provas, com disputas em equipe.
Apesar do susto, Carla destaca os aprendizados que teve com as disputas individuais. Desde que começou profissionalmente no tênis de mesa, a atleta jogou apenas uma vez com mesatenistas da sua classe (2*), no Parapan Americano de 2003. "Tive uma ótima oportunidade para analisar o jogo das minhas adversárias antes do Mundial" afirma Carla. Os mesatenistas brasileiros filmaram algumas partidas para analisar melhor o jogo dos adversários. "Agora vamos olhar as fitas e treinar bastante. A competição teve um alto nível e nos deu uma boa base", conta Carla.
Para a viagem, os atletas contaram com o apoio do Banco de Brasília (BRB) e da Companhia de Energia de Brasília (CEB), por meio da Federação Brasiliense de Tênis de Mesa Adaptado (Febratma). "A melhor sensação ao defender Brasília ou o Brasil é sentir que esse orgulho e amor são recíprocos. A sociedade também te apóia e torce por você", conclui Carla, que também é a presidente da Febratma.
FONTE: COMITÊ Paralímpico BRASILEIRO