Por CBTM
A japonesa Sayaka Hirano salvou três match points no duelo decisivo contra atleta Cheng I-Ching, da Taipé Chinesa (ou Taiwan), e colocou o seu time no topo do Grupo D do Mundial por equipes de Moscou, na Rússia.
Em um confronto de tirar o fôlego, a Taipé Chinesa deu muito trabalho para as japonesas, quarto lugar no Ranking.
Taipé venceu os dois primeiros jogos. Cheng I-Ching bateu Ai Fukuhara e Chen Szu-Yu passou por Kasumi Ishikawa. Depois, o Japão se recuperou e empatou o jogo com as vitórias de Sayaka Hirano e Ai Fukuhara sobre a mesatenista Huang Yi-Hua.
Com quatro partidas disputadas e o confronto empatado em 2 a 2, foi a hora da atuação heróica de Hirano, que deu a vitória para o Japão e garantiu o primeiro lugar do grupo.
Além das japonesas, outras favoritas também se deram bem na última rodada. Mas, de uma forma muito menos dramática, as vitórias foram todas por 3 a 0. China venceu a Polônia, Cingapura passou pela Holanda e a Coréia do Sul bateu a Hungria.
Enquanto isso, na disputa entre os homens, o sucesso crescente de Portugal, que havia vencido com autoridade nas primeiras rodadas a Coréia do Norte e a Áustria, foi interrompido.
Mais uma vez a equipe portuguesa levou a loucura o público que lotava o Olimpijsky Sports Complex. Mas, desta vez, o placar foi diferente. 3 a 2 para Hong Kong.
Li Ching foi o homem da partida, ele venceu Tiago Apolonia e Marcos Freitas. Já Jiang Tianyi ganhou de João Monteiro. As duas vitórias portuguesas foram de Apolonia e Freitas sobre Cheung Yuk. O resultado colocou Hong Kong na primeira posição do Grupo D.
Hong Kong, que é a quarta no Ranking, encontrou dificuldades para vencer. A situação foi diferente para as outras três melhores equipes. China, Coréia do Sul e Alemanha passaram com facilidade, por 3 a 0, pelas equipes da Grécia, da Taipé Chinesa e da Croácia, respectivamente.