Por CBTM
Visando estabelecer uma nova estratégia para o desenvolvimento do Tênis de Mesa nacional, o Comitê Técnico-Científico da CBTM começou a colocar em prática idéias estabelecidas em um projeto específico para incentivar a inclusão do Tênis de Mesa no currículo dos cursos superiores de Educação Física do Brasil.
No dia 1º de outubro, o Professor Vilani, coordenador técnico-científico da CBTM, ministrou uma palestra na UNIBH, uma das principais universidades de Belo Horizonte. Após tomar conhecimento do projeto, a UNIBH vem demonstrando grande interesse e empenho para proporcionar aos alunos atividades que envolvam o aprofundamento no conhecimento desse esporte.
Durante a palestra, Vilani enfatizou a organização do Tênis de Mesa nacional, e apresentou as perspectivas para o mercado de trabalho no esporte para os futuros profissionais de Educação Física. Coordenada pelo Professor Aquiles Xavier, a palestra mobilizou cerca de 90 alunos e 5 professores da instituição. Segundo o coordenador do Curso de Educação Física Professor. Kelerson de Castro Pinho, a palestra foi extremamente estimulante tanto para os alunos quanto para os professores por incluir informações sobre a estrutura, organização e características do Tênis de Mesa. Ao lado do diretor da instituição Professor Fernando Gripp, Kelerson reiterou o interesse do UNIBH em desenvolver o Tênis de Mesa e abriu as portas para a CBTM e para a Federação Mineira promoverem cursos, palestras, eventos e outras atividades do gênero na própria universidade.
Um convênio de estágio também foi assinado entre a CBTM e o UNIBH prevendo oferecer aos alunos da instituição a prática nas atividades inerentes ao Tênis de Mesa (administração, promoção de eventos, arbitragem, ensino e treinamento da modalidade). Dando seqüência ao projeto, Vilani foi convidado a ministrar também uma palestra sobre o mesmo assunto na UniverCidade do Rio de Janeiro. A palestra ocorrerá no dia 22 de outubro e fará parte da 14ª Semana de Educação Física, organizada pela própria instituição.