Por CBTM
A classificação da Seleção Brasileira Feminina de Basquete para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, neste domingo, fez com que o Brasil estabelecesse novo recorde de atletas na história dos Jogos Olímpicos. Com as 12 vagas do basquete o Brasil passa a somar 251 atletas garantidos em Pequim 2008, número que supera a soma anterior, de 247 atletas, estabelecida em Atenas 2004. Com a entrada do basquete, já são 31 as modalidades que o Brasil disputará em Pequim.
O país ainda tentará a classificação no basquete masculino, nos revezamentos da natação feminina (4x100m livre, 4x100m 4 estilos e 4x200m livre) pelo ranking da FINA e aguarda a confirmação de vários índices no atletismo. A classificação do basquete feminino brasileiro veio no Pré-olímpico Mundial, após vitoria de
Para o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, o recorde de atletas em Pequim 2008 comprova o desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro nos últimos anos. “Este fato reflete a evolução qualitativa do esporte brasileiro e o desenvolvimento de todas as modalidades esportivas no país. Se considerarmos que a evolução técnica do esporte não pára no mundo todo, este recorde é motivo de comemoração e de motivação a continuar trabalhando pelo desenvolvimento do esporte no Brasil”, afirmou Nuzman.
Além do basquete, o Brasil já tem vaga garantida no atletismo, boxe, canoagem velocidade, ciclismo estrada, ciclismo mountain bike, esgrima, futebol (masculino e feminino), ginástica artística, ginástica rítmica, handebol (masculino e feminino), hipismo adestramento, hipismo CCE e hipismo saltos, judô, levantamento de peso, lutas, nado sincronizado, natação, pentatlo moderno (feminino), remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela, vôlei (masculino e feminino) e vôlei de praia (masculino e feminino).