Por CBTM
Jogador do clube Sogipa, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, João Carlos Irigoyen atravessou o país para jogar a Copa Brasil Aracaju de Tênis de Mesa. João Carlos é atleta do Veterano 60+, mas como a categoria não está presente na competição, ele disputa o Veterano 50+, um nível acima do seu, além do Rating J.
João Carlos começou a praticar o Tênis de Mesa há dez anos, quando tinha 50. "Os meus filhos começaram a jogar e eu sempre ia buscá-los no clube. Aí, aproveitei e comecei a bater bola", disse João.
O atleta todo o ano joga o Campeonato Brasileiro e, geralmente, escolhe mais duas competições para participar. Tudo na base da diversão. "Sempre gostei da competição, de competir. Mas, o principal desafio é me manter ativo. E eu sempre vou aos eventos para conversar com os amigos. São dez anos de Tênis de Mesa, então aproveito para rever os amigos que o esporte da bolinha pequena me proporcionou", disse.
No ano passado, João Carlos disputou, entre outros, o Aberto de Maceió, em Alagoas, e o Torneio Internacional de Campo Grande, no Mato Grosso, onde foi campeão no Veterano 60+. Aqui em Aracaju, o atleta espera conseguir um bom resultado, embora reconheça que os adversários são bem fortes. "Na minha categoria tem muitas feras. O Ednaldo, o Domingos, o Bianor, o Ivo. Então, é muito difícil. Espero fazer bonito, mas o que vier é lucro. Se viesse pensando que vim para ganhar, não viria", comentou.
Gaúcho, João Carlos acha que o Tênis de Mesa do Rio Grande do Sul já esteve em situação melhor. "Estamos em uma fase difícil. Tínhamos uma meninada muito boa lá, mas eles cresceram e agora têm outros interesses. Temos que passar por um processo de renovação", analisou.