Por CBTM
A Comissão da Candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos de 2016 organizou, nesta sexta-feira, dia 27, um seminário sobre a importância da hotelaria para a realização dos Jogos. Durante o evento, um protocolo de intenções referente à qualificação hoteleira foi assinado por representantes do Ministério do Turismo, dos Governos Estadual e Municipal, da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis (ABIH); do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio de Janeiro (SindRio), do Instituto nacional de Metrologia (Inmetro) e do Convention Bureau do Rio de Janeiro.
O evento contou com a presença de dirigentes do turismo nacional, estadual e municipal, além de representantes de mais de 100 hotéis do Rio de Janeiro e de Niterói. A palestra de abertura foi de Carlos Arthur Nuzman, presidente da Comissão de Candidatura Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que falou sobre a escolha do Rio de Janeiro como cidade candidata e das mudanças que os Jogos podem promover na área de turismo, como aconteceu em Seul 88, Barcelona 92 e Atenas 2004.
Outros três representantes da Comissão de Candidatura Rio 2016 estavam entre os palestrantes. O Secretário-Geral, Carlos Roberto Osório, fez uma apresentação sobre o projeto da candidatura e os planos para que a cidade tenha condições técnicas de receber o evento. Ricardo Trade, Diretor de Serviços dos Jogos, explicou as exigências do Comitê Olímpico Internacional (COI) na área de acomodações. Já Ernesto Gubert, Gerente de Acomodações, detalhou o contrato de garantias que deverá ser assinado entre os hotéis e a Comissão de Candidatura.
--- Foi um excelente evento, com a participação de todos os parceiros da área de turismo. Houve o compromisso geral de colaborar com a candidatura Rio 2016 e, na próxima semana, iniciaremos a assinatura de contratos para a garantia de quartos, uma das exigências do COI --- explicou Ricardo Trade.
O seminário também contou com a experiência internacional de John Sindelair, Diretor de Acomodações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Inverno de Salt Lake City 2002. John auxiliou o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 e atualmente é um dos consultores internacionais da Candidatura Rio 2016. Ele fez uma apresentação sobre as melhores práticas utilizadas na área de acomodações em grandes eventos multiesportivos.
As políticas de turismo para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 foram tema da palestra de Airton Pereira, Secretário Nacional de Políticas do Turismo.
Também participaram do evento Sônia Chami, Diretora Jurídica da ABIH; Alexandre Sampaio, presidente do SindRio; e Paula Sanches, assessora para Assuntos Intergovernamentais do Ministério do Esporte. --- No setor hoteleiro, a campanha Rio 2016 poderá gerar grandes ganhos, como a construção de um legado de governança entre os diferentes setores, a oportunidade única de promoção no exterior e a possibilidade de gerar desenvolvimento da infra-estrutura e dos transportes da cidade --- disse Paula.