Por CBTM
A seleção que participará dos Jogos Olímpicos de Pequim é formada por Hugo Hoyama, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro. No entanto, Cazuo Matsumoto também faz parte desse grupo e já mostrou ter condições de defender o Brasil em futuras competições. Na seletiva para Olimpíada que aconteceu em janeiro desse ano, ele perdeu para Monteiro e ganhou de Tsuboi, mostrando que está no mesmo nível.
Cazuo teve seu talento reconhecido e foi homenageado pela Secretaria de Esporte de Jundiaí, na festa de comemoração pelos 100 anos de imigração Japonesa no Brasil, quando participou de um evento no Ibirapuera com Tsuboi e Hugo Hoyama. No último dia 29, recebeu convite do Tênis de Mesa de Volta Redonda para dar palestras e demonstrações em público, com o objetivo de ajudar a popularizar o esporte.
Apesar de estar fora dos Jogos de Pequim, Cazuo não perdeu a motivação e vai continuar se dedicando ao esporte que pratica desde criança. Aos 22 anos, já conquistou vários títulos expressivos nos cenário nacional e internacional, fala fluentemente inglês, francês e espanhol e um pouco de japonês. Cazuo treina na França e sua próxima meta é disputar os Jogos Panamericanos e ajudar a manter a tradição brasileira.
Confira os principais títulos de Cazuo
1998... Campeão Paulista
2001... Campeão Copa Brasil Rating A.
2002... Campeão no Adulto Normal e Adulto Especial no Intercolonial
2002... Campeão Panamericano Juvenil
2002... Vice-campeão Circuito Mundial Junior
2003... Campeão Copa do Brasil Rating A.
2003... Campeão Individual – Jogos Abertos
2003... Terceiro lugar no Juvenil Mundial
2003... Campeão Nacional da Suécia Sub-20
2004... Terceiro lugar no Campeonato Elite-Suécia
2005... Vice-campeão Pro-tour da Croácia
2006... Campeão Pro-tour da Rússia
2006... Campeão Copa do Brasil / Prêmio Brasil Olímpico – Melhor do Ano
2007... Terceiro lugar no Campeonato da França Elite
2008... Terceiro lugar no Torneio Internacional Chef Boutone-França
2008... Terceiro Lugar no Aberto do Japão