Por CBTM
Karin Fukushima do Brasil, terceira colocada na categoria individual júnior dentro do Campeonato Latino-Americano Junior, em Cartagena, saiu vitoriosa na terça-feira, 17 de junho 2008 batendo a chilena, Blanca Duran, em cinco sets no último obstáculo. Na fase semifinal, ela superou a colombiana Aura Ocampo, em seis sets, antes de assegurar uma bem sucedida vitória, também em seis sets em outra semifinal, desta vez sobre a colombiana Laura Cellabos. Enquanto isso, Blanca Duran bateu a colombiana quarta colocada, Luisa Zuluaga nas quarta-de-finais antes de se dar bem no confronto semifinal sobre a compatriota de Karin Fukushima, Livia Mizobuchi. No final Karin Fukushima venceu com parciais de 11-8, 11-8, 7-11, 11-5, 12-10.
Ataque Rápido
Foram os habilidosos e rápidos ataques de Karin Fukushima sobretudo seu potente backhand que trouxe a vitória; o lado da raquete em que ela utiliza golpes curtos.
--- Penso que a meu primeiro topspin foi bom hoje, mas certamente ela teve problemas quando eu ataquei com meu backhand --- explica Karin Fukushima.
--- O fato de que eu conseguia atacar bem com o meu primeiro topspin me levou a acreditar que eu poderia manter os ataques e assim dominar os pontos.
Melhorando
Blanca Duran é uma jogadora fortíssima e considerada uma das melhores da América Latina, mas no dia, foi o estilo de jogo próximo à mesa da brasileira que prevaleceu.
--- Ela é boa, ela faz um jogo duro --- disse Karin Fukushima. --- Ela tem um bom espírito, mas eu acreditava que poderia ganhar.
Experiência
Competições esportivas são muitas vezes ganhar ou perder na parte psicológica; a respeito disto Karin Fukushima é excelente e talvez ela tivesse a vantagem da experiência. Em 2007 ela ganhou o título individual júnior no ITTF Circuito Mundial Junior evento ocorrido no Chile; em Cartagena, esta experiência fez a diferença. O campeão no Chile sagrou-se campeão na Colômbia.
By: Ian Marshall, ITTF Publications Editor