Por CBTM
As Olimpíadas Escolares, que acontecem a partir desta quinta-feira (27) em Poços de Caldas (MG), serão uma nova oportunidade para que o trabalho voluntário reitere sua importância dentro de competições de grande porte no Brasil. Além dos 3.000 estudantes que disputarão nove modalidades (atletismo, basquete, handebol, futsal, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez), o maior evento esportivo escolar do Brasil será mais um teste para os cerca de 150 voluntários selecionados para colaborar com a organização da competição. Além de voluntários residentes em Poços de Caldas, cerca de 50 serão do Rio de Janeiro, dois de Santa Catarina, dois de Pernambuco, dois de São Paulo e dois do Distrito Federal, a maior parte com a experiência de ter participado do Rio 2007.
“É muito bom poder trazer essa cultura de voluntariado para Poços de Caldas e notar o interesse do público local em participar. O Rio 2007 foi uma peça-chave a para promoção do serviço voluntário no Brasil”, afirma Paula, que nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 coordenou cerca de 15.000 voluntários.
Muitos voluntários se cadastraram por e-mail, oferecendo-se para trabalhar em Poços de Caldas. Paula selecionou os integrantes da equipe mesclando o voluntariado que se inscreveu no Comitê Organizador das Olimpíadas Escolares 2007 na própria cidade sede. “Propagar essa cultura de voluntariado em nosso país é extremamente importante. Estamos trabalhando nesse sentido desde 2002 e temos obtido grande sucesso. Contamos com pessoas muito capacitadas exercendo esse trabalho importantíssimo”, considera Paula Hernandez.
Entre os que trabalharão nas Olimpíadas Escolares existem alunos de Educação Física, Comunicação, Informática e de vários outros cursos. Cada voluntário será aproveitado de acordo com sua área de atuação. Os voluntários serão divididos entre os setores de transporte, secretaria, credenciamento, cerimonial, apoio aos atletas, entre outros.
A atual edição das Olimpíadas Escolares será o maior teste para os voluntários desde sua primeira edição em 2005, pois conta com número recorde de participantes, cerca de 3000.
As Olimpíadas Escolares são disputadas anualmente em etapas municipais, estaduais e nacionais. Chegam à disputa nacional as escolas que tiverem se classificado primeiramente na etapa municipal e, posteriormente, na estadual. Junto com as Olimpíadas Universitárias, as Olimpíadas Escolares integram um projeto sem precedentes na história do esporte estudantil no país. O evento é uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte e das Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Governo do Estado de Minas Gerais.
Hotsite
O público interessado em obter todas as informações sobre a atual edição das Olimpíadas Escolares poderá acessar o hotsite criado especialmente para o evento. No endereço http://www.cob.org.br/jebs2007, o internauta terá a oportunidade de conhecer tudo que envolve a maior competição esportiva escolar do Brasil. No hotsite, o publico poderá acompanhar todas as noticias sobre o evento, bem como resultados, informações sobre as modalidades, galeria de fotos, além de dados e curiosidades sobre a cidade-sede. Um mural de recados foi criado para que o internauta deixe palavras de incentivo para os atletas participantes da competição. Outra novidade do site é a seção E-cards, onde há a possibilidade de enviar a um amigo um cartão postal com os locais mais bonitos de Poços de Caldas