Por CBTM
Grandes demonstrações de Espírito Olímpico marcaram a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Escolares 2007, de 12 a 14 anos, nesta quinta-feira, dia 27. A confraternização foi celebrada com muitas cores e sons no Ginásio Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves Filho, em Poços de Caldas, que recebeu a festa do esporte escolar brasileiro completamente lotado.
Entre os presentes, alguns nomes de grande destaque no cenário esportivo nacional, como mesa-tenista Hugo Hoyama, que acendeu a pira das Olimpíadas Escolares 2007, o velocista Vicente Lenílson e o nadador Leonardo Guedes. Ao lado dos atletas estiveram o Diretor do Departamento de Esportes de Base e de Alto Rendimento da Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento, André Arantes; o Secretário Estadual de Esportes e da Juventude de Minas Gerais, Gustavo Correa; Sebastião Navarro Filho, Prefeito de Poços de Caldas e Edgar Hubner, Gerente Geral de Eventos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Angola, Cuba, Guatemala, Paraguai, Portugal, Uruguai e Venezuela estiveram representados na cerimônia por membros dos respectivos Comitês Olímpicos.
A cerimônia foi iniciada com uma projeção de vídeos e fotografias dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, das Olimpíadas Escolares 2006. O ginásio empolgou-se com a bateria mirim Saci-Pó, que levou ritmo e mostrou evoluções carnavalescas dos seus 16 ritmistas, dos passistas, mestre sala e porta-bandeira e até de um Rei Momo, pelo ginásio. Na seqüência, o grupo Trampolim de Ginástica Artística realizou outro bonito número, também com crianças. O grupo de Ginástica Acrobática Origem completou harmoniosamente a união entre o esporte e a arte, antecedendo o grupo de Ginástica Rítmica de Poços de Caldas, que se apresentou belos movimentos servindo como preliminar do desfile das 24 delegações que fazem parte das Olimpíadas Escolares 2007.
Após o Hino Nacional Brasileiro ecoar pelo ginásio, houve pronunciamentos de André Arantes, representando o Governo Federal e Edgar Hubner, pelo COB. "Este é um evento que pertence não somente aos atletas que estão aqui, mas àqueles que participaram das seletivas estaduais. As Olimpíadas Escolares envolvem mais de um milhão de crianças, representados por vocês, que fazem parte da elite do esporte estudantil nacional", discursou André Arantes.
"Agradeço especialmente ao Dr. Carlos Arthur Nuzman, à equipe envolvida na organização do evento e aos voluntários", dedicou Edgar Hubner, antes de desejar sorte a todos os participantes.
A presença do jovem Tiago José Gomes Ribeiro, único representante de Poços de Caldas na delegação mineira, que fez o Juramento do Atleta também foi marcante para os espectadores que aplaudiram bastante o gesto solene.
Uma equipe de atletas olímpicos e pan-americanos proporcionou um momento mágico à festa de abertura. Além de Hugo, Vicente e Leonardo, que vieram visitar escolas e ginásios ministrar clínicas durante as Olimpíadas Escolares em Poços de Caldas, assim como os ex-atletas olímpicos Paula Hernandez (vôlei), Soraya Carvalho (ginástica olímpica), Sebástian Pereira (judô) e Edgar Oliveira (atletismo), que trabalham na organização da competição, participaram do inédito Revezamento da Tocha das Olimpíadas Escolares 2007. Coube a Hugo, maior medalhista brasileiro em edições de Jogos Pan-americanos, com nove medalhas de ouro, o privilégio de acender a pira das Olimpíadas Escolares 2007.
Como fechamento ideal para a noite, os ideais de inclusão e integração social pelo esporte deram mais uma amostra da sua força. Ao final da cerimônia, atletas do passado, grandes campeões e a nova geração do esporte nacional se confraternizaram no ginásio ao som do forró do grupo Rasgacêro.
Nesta sexta-feira, dia 28, têm início as competições de cinco das nove modalidades presentes no programa das Olimpíadas Escolares. As provas de atletismo, que serão realizadas no CIC - Centro de Integração Comunitário Tancredo de Almeida Neves, em São João da Boa Vista (SP) começam às 10h. Futsal, judô, natação e tênis de mesa, dividem suas partidas por 16 ginásios de Poços de Caldas.
Esta terceira edição das Olimpíadas Escolares, de 12 a 14 anos, contarão com cerca de 3.000 participantes, representando 775 instituições de ensino públicas e privadas de 24 estados. Estarão em disputa medalhas em nove modalidades: handebol, basquete, atletismo, futsal, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Todas as competições têm entrada franca.
As Olimpíadas Escolares 2007 são realizadas em uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro, Ministério do Esporte e das Organizações Globo com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Governo do Estado de Minas Gerais.