Notícia

ALESSANDRO ZAGATTO DEFENDE TESE DE DOUTORADO NA UNESP, EM RIO CLARO

Por CBTM

28/04/2010 13h00


O professor Alessandro Zagatto defendeu sua tese de doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), em Rio Claro, interior do estado, na última semana. Com o título "Padronização do Modelo de Potência Crítica para Avaliação da Capacidade Aeróbia e Anaeróbia em Protocolo Específico para o Tênis de Mesa", o estudo pretende caracterizar fisiologicamente a modalidade e os principais parâmetros temporais que ocorrem durante o jogo. É objetivo também entender qual o tipo de treinamento indicado para um atleta do Tênis de Mesa. "No estudo realizado por nós, o perfil fisiológico do Tênis de Mesa foi determinado medindo a duração total do jogo, a duração do rali, que é o período de maior esforço, e também pelas respostas da frequência cardíaca e do lactato sanguíneo", explicou Alessandro.

Com base nisso, "o treinamento específico para o tênis de mesa deve ser realizado respeitando o sistema energético ATP-CP, e não o sistema anaeróbio lático, que é chamado de glicolítico. Essa predominância do sistema anaeróbio lático pode ser percebida pela sensação de ardência, queimação, dos músculos durante ou imediatamente após um esforço de alta intensidade, o que significa que altas concentrações de lactato foram produzidas. E isso diminui o pH dentro do músculo, causando dor. Assim, caso isso ocorra no treinamento, o sistema energético predominante está sendo o glicolítico, e não o sistema ATP-CP. Assim, uma adequação no treinamento deve ser realizada pelo treinador", esclareceu Alessandro.

Alessandro Zagatto é conhecido entre os mesatenistas como Tam e é ex-jogador da cidade de Bauru, em São Paulo. Ele fez os testes e coletas de dados de seus estudos de mestrado e doutorado com atletas das equipes principais de Marília e de Rio Claro. A pesquisa de Alessandro foi publicada no "Journal of Strength of Conditioning Research".

Alessandro afirma também que, "no Tênis de Mesa, a aptidão física não é determinante, ou seja, quem melhor estiver preparado fisicamente não tem a garantia de vitória em um jogo. Porém, a aptidão física pode limitar uma boa performance durante jogo. O atleta precisa e deve ter uma aptidão física satisfatória para obter sucesso no tênis de mesa, e no alto nível, qualquer pequeno ganho faz a diferença entre a vitória e a derrota", disse.

O coordenador de Tênis de Mesa da ADM-Criativo-SEL, Nelson Machado, representou a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) na apresentação da defesa da tese de doutorado de Alessandro. De acordo com Nelson, "todos os renomados doutores-livre docentes parabenizaram Alessandro Zagatto e seu orientador Claudio Gobatto pela pesquisa, que visa melhorar o esporte É um trabalho que sem dúvida alguma irá trazer mais ferramentas para o trabalho físico e para a periodização na modalidade em busca do alto rendimento", disse.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?