Por CBTM
Eles não só tem o mesmo sobrenome, como estão entre os top 100 do ranking mundial da ITTF, falam a mesma língua (com algumas diferenças) e perderam a primeira chance de se classificarem para os Jogos Olímpicos de Beijing. Mas correram atrás do prejuízo e, ambos, garantiram suas vagas no segundo dia dos respectivos Pré-Olímpicos, um do Latino-Americano e outro do Europeu, e, ainda, pelo mesmo placar: 4 a 1.
Eles são o brasileiro Thiago Monteiro, nº 90, e o português João Monteiro, nº 65. O mesatenista da terra colonizada venceu o argentino Pablo Tabachnik, nº 326, e garantiu sua vaga em Pequim, já o atleta do país colonizador teve que vencer o ucraniano Aleksandr Didukh, nº 153, para estar garantido na disputa individual dos Jogos na potência do tênis de mesa.
O Monteiro de lá, jogou o Pré-Olímpico Europeu, de 2 a 6 de abril, realizado na França onde classificaram-se também para Pequim, na categoria masculina, o croata Tan Rui Wu, o sueco Jens Lundqvist, o esloveno Bojan Tokic, o austríaco Weixing Chen, o grego Panagiotis Gionis, os franceses Patrick Chila e Christophe Legout e o russo Fedor Kuzmin.
Já na categoria feminina, estão garantidas a holandesa Li Jie, a bielorrussa Viktoria Pavlovich, a romena Elizabeta Samara, a turca Melek Hu, a francesa Xian Yi Fang, a russa Svetlana Ganina, a croata Sandra Paovic, a polonesa Xu Jie, a austríaca Li Qianbing, a espanhola Fang Zhu e a italiana Wenilng Tan Monfardini.