Por CBTM
Ao contrário dos homens, as mulheres não se deram bem na primeira rodada do "LIEBHERR 2010 World Team Table Tennis Championships", o Mundial por equipes que acontece em Moscou, na Rússia. Em uma partida disputadíssima, as australianas venceram por 3 a 2. Nas outras duas partidas do Grupo H, a Grécia passou facilmente pela Estônia, 3 a 0, e a Eslovênia perdeu, por 3 a 1, da Nova Zelândia.
O Brasil não começou bem a disputa. Ligia Silva, a brasileira em melhor posição no Ranking Mundial, perdeu por 3 a 1 para Vivian Zhenhua Tan, com parciais de 7x11, 11x4, 11x2 e 14x12. A situação não mudou na segunda partida, Mariany Nonaka foi derrotada pela chinesa naturalizada australiana Miao Miao por 3 a 0, parciais de 11x8, 11x3 e 11x8. A recuperação das meninas veio com Karin Sako no terceiro jogo. A atleta não se sentiu pressionada e passou, com placar de 3 a 0, por Peri Innes-Campbell, parciais de 11x9, 11x5 e 11x2.
Com a sobrevida brasileira, a disputa esquentou. Em uma ótima atuação, Ligia Silva ganhou de Miao Miao por 3 a 2 e empatou o confronto. As parciais foram 9x11, 11x3, 13x11, 8x11 e 11x7. Mas, a reação parou por aí. Na partida desempate Mariany Nonaka perdeu, em uma disputa acirrada, para Vivian Zhenhua Tan por 3 a 2. Parciais de 11x9, 11x8, 9x11, 7xx11 e 11x7.
Apesar da derrota, o técnico Lincon Yasuda acredita que as meninas tiveram uma boa atuação, não se assustaram com o peso da estréia e jogaram de igual para igual contra a primeira força do grupo. "O destaque do time foi a vitória da Ligia sobre a Miao Miao, que é chinesa naturalizada e é número 110 no Ranking. A Ligia mostrou uma boa agressividade e enfrentou as trocas de bolas em velocidade da adversária. O que fez a diferença foram a sua capacidade de variação e finta em seus ataques", comentou. Lincon fez questão de ressaltar também a participação das outras duas atletas brasileiras. "Mariany, que esteve lesionada, mostrou boa atitude na sua volta para a seleção. Ela teve oportunidades em sua partida decisiva. Já Karin, jogou com consistência e mostrou estar bem preparada. Ela venceu facilmente sua partida", analisou.
O próximo confronto das meninas brasileiras nesta tarde de segunda-feira, pelo horário local, contra a Estônia.
Foto: Marcos Yamada