Por CBTM
As Seleções Brasileiras Infantil e Juvenil, feminina e masculina, viajam neste domingo para Buenos Aires, na Argentina, para disputar o 17º Campeonato Sul-Americano Infantil e Juvenil, realizado de 17 a 23 de março. O torneio garante vaga para o Campeonato Latino-Americano Infantil e Juvenil, realizado de 13 a 17 de junho, em Cartagena das Índias, na Colômbia. As categorias disputadas no Sul-Americano serão equipe, individual (masculino e feminino) e duplas (masculina, feminina e mista).
Irão classificar-se para o Latino as três primeiras equipes do Sul Americano de cada categoria. De acordo com regulamento da União Latino Americana de Tênis de Mesa (ULTM), o país sede do Campeonato já está, automaticamente, classificado. Sendo, neste caso, a Seleção Colombiana. Assim, quatro equipes representarão a América do Sul, três a América Central e outras três o Caribe. Com isso, cada categoria será representada por 10 seleções nacionais.
Os atletas que compõem a Seleção Infantil feminina são Priscila Dias, 14, Caroline Kumahara, 12, e Kátia Kawai, 15. A masculina conta com Lucas Paulino, 14, Jeff Yamada, 14, e Eric Jouti, 13.
A Seleção juvenil feminina é composta por Lizie Rodrigues, 16, e Lívia Gomes, 16, Leine Agata, 17, e Karin Fukushima, 16. A masculina tem Renan Weist, 17, Douglas Tomioka, 16, Femando Yamazato, 17, e Paulo Rocha,16.
Todos eles estão treinando juntos no Centro de Treinamento Nacional, no Clube Nacional, em Barra Funda, São Paulo, SP, com os técnicos Maurício Kobayashi (seleção infantil), Lincon Yasuda (seleção juvenil feminina) e o estagiário técnico Rodrigo Kojima. O técnico da seleção juvenil masculina, Paulo Camargo não irá mais acompanhar a delegação brasileira no Campeonato, por motivos familiares.
Os grandes adversários que o Brasil irá enfrentar serão as equipes da Argentina, do Chile e da República Dominicana.