Por CBTM
Um grande abraço de atletas de 26 estados brasileiros e ídolos olímpicos feito em torno da bandeira dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 foi o ponto alto da cerimônia de abertura das Olimpíadas Escolares 2009, realizada ontem à tarde no Ginásio Moringão. Pela manhã, a competição também havia sido aberta oficialmente em Maringá. As duas cidades sediam o principal torneio escolar do País.
A presença de ídolos do esporte provocou grande emoção no público londrinense. Ícones como Gustavo Borges, Sebastian Cuattrin, Hugo Hoyama, Léo Bortolini, Dayane Camillo, Daniele Hypólito e Natália Falavigna, que teve a honra de acender a pira olímpica.
O prefeito Barbosa Neto declarou aberta a competição na cidade após ler a redação do aluno Dalmo Guilherme Correia, da Escola Municipal Rural Professora Aracy Soares dos Santos, que participou do Concurso Esporte e Literatura promovido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 2009, conquistando o segundo lugar. Dalmo recebeu ainda um diploma assinado pelo presidente do COI, Jacques Rogge, e pelo presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
Esta é a primeira vez que duas cidades dividem a organização do evento, que soma um total de 4.100 inscritos, recorde absoluto na história das Olimpíadas Escolares.
Hoje começam as disputas por medalhas. Três delas em Maringá (futsal, judô e xadrez), e outras duas em Londrina (handebol e natação). O Parque Aquático do Londrina Country Club recebe as provas de natação a partir das 16h. Já o handebol ocorre no Ginásio do Moringão; do Colégio Marista; no Ginásio de Esportes UniFil; e no da Unopar, às 8h.
"É gratificante saber que muitos desses jovens que estão nas Olimpíadas Escolares poderão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O evento é um grande celeiro de talentos", afirma Edgar Hubner, diretor geral das Olimpíadas Escolares.
As Olimpíadas Escolares 2009, para alunos de 15 a 17 anos, vão até o próximo dia 15. Os 4.100 participantes representam 993 escolas, divididos em nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez).