Por CBTM
Na final da manhã desta sexta-feira aconteceram as finais da competição por Rating da Copa Brasil Aracaju de Tênis de Mesa. Os grandes destaques foram os atletas Adrianos Santos, do Sport Clube Recife, e Suelen Ramos, da Universidade Nilton Lins, de Manaus. Os dois foram os vencedores da disputa dos Ratings A masculino e feminino.
Suelen foi dona de uma campanha perfeita. Venceu todos os seus quatro jogos do torneio, perdendo somente um set na partida final. Na decisão, a atleta enfrentou Luciana Coutinho, do clube Rizzone Brasília, e venceu por 3 a 1. As medalhas de bronze ficaram com Iara Borba, da Unicap, de Pernambuco, e com Belissa Lisboa, da AABB Macapá, do Amapá.
“O jogo foi um pouco difícil, porque eu não sou do Rating A. Ainda estou no Rating E, mas, tive que jogar o A. Ela tem o saque e os ataques muito bons. Eu não era a favorita, mas, consegui encaixar meu jogo e ganhei”, comentou a amazonense, que, em 2008, foi campeã da Copa Brasil Brasília. A atleta ressaltou também que deve muito de seu desempenho ao trabalho feito no Centro de Alto de Rendimento da Amazônia, além de ter feito questão de agradecer ao técnico Israel Barreto.
Já o campeão masculino, Adriano Santos, encarou em um jogo disputadíssimo, a amazonense, assim como Suelen, Rodrigo Vale, da Universidade Nilton Lins. O placar final foi de 3 a 2 para o representante de Pernambuco. Atleta experiente, Adriano comentou que o torneio foi muito bom porque contou com os principais atletas da região.
“Eu joguei o primeiro jogo da primeira fase com ele, esse jogo foi fácil. Mas, agora, na final, ele se impôs mais. Também porque ele é um atleta bem treinado. Então, para vencer, tiver que mudar a estratégia de jogo”, analisou Adriano a vitória sobre seu adversário.
Nascido no Rio Grande do Norte, Adriano se transferiu recentemente para o Sport Clube Recife e conquistou o primeiro título pela equipe.
No geral, o estado do Amazonas foi um dos que mais vitórias conseguiu. Além de outras medalhas, atletas amazonenses Rafael Silva e Paulo Oliveira ficaram com o ouro e a prata no Rating C, competição de segundo nível mais alto no torneio. Os sergipanos também obtiveram bons resultados, assim como os representantes do Amapá.
Pela tarde aconteceram os primeiros jogos da fase de grupos da disputa do Ranking. Amanhã, continuam os jogos pelo Ranking e acontece também o torneio Paralímpico.
Os resultados de todos os jogos da Copa Brasil Aracaju, além de todos os pódios da disputa por Rating podem ser encontrados no site da CBTM, www.cbtm.org.br.