Por CBTM
"No primeiro dia do campeonato, os três atletas brasileiros se classificaram no qualify. Para mim, o que mais agradou foi o desempenho de Thiago Monteiro, como ele conseguiu equilibrar bem a sua técnica com o condicionamento físico, fazendo com que ele conseguisse entrar no clima de jogo rapidamente. Conseguiu manobrar bem o ritmo do jogo, fazendo criar nas pessoas uma sensação de segurança e também controlou muito bem cada ponto, cada bola. Mostrando através disto que ele usou a cabeça na hora do jogo. O mais importante é que ele conseguiu elevar a sua confiança e com isso diminuiu o nervosismo, por isso se desempenhou muito bem.
Para Gustavo Tsuboi e Cazuo Matsumoto, dois atletas jovens, como é o primeiro dia de jogo, ainda demoraram um pouco ao entrar no ritmo, por isso perderam algumas chances de vitória na hora do jogo. Mas isso tem a ver com 24 horas de vôo e também pelo fuso horário. Em relação a esse problema, isso é uma grande dificuldade, pois isso sempre acontece nas viagens e campeonatos e o mais importante para nós agora e saber como poder resolver isto.
Na Europa já conseguimos resolver isto, pois temos um local fixo de treinamento e podemos treinar lá antes dos jogos para se acostumar com o clima, fuso horário, mas em relação a Ásia, isso ainda atrapalha e dificulta. Pelo jeito precisamos levar mais em conta esses casos, para conseguirmos entrar 100% nos jogos e desempenhar o melhor possível. Já estamos tentando achar um lugar de treinamento na Ásia, parecido com a Europa, assim poderemos resolver os problemas como fuso horário e dificuldades de aclimatação nas viagens."