Por CBTM
Depois do bom desempenho dos jovens mesatenistas, não foi nenhuma novidade o Brasil manter a hegemonia na América do Sul. Com seis ouros, quatro pratas e seis bronzes, o país somou 417 pontos e faturou o primeiro lugar geral no XIX Campeonato Sul-americano, disputado em Chiclayo, noroeste do Peru.
“O nosso objetivo era chegar em todas as finais de todas as categorias e, por muito pouco, não conseguimos cumprir esse objetivo. Ficamos satisfeitos com os resultados porque mostramos nossa força no continente mais uma vez e faturamos o título geral com folga”, analisaram os técnicos Paco e Fábio Almeida, responsáveis pela delegação na competição. O Peru ficou em segundo lugar com 292 pontos e a Argentina em terceiro com 176.
O Brasil faturou o ouro por equipes feminina infantil e juvenil, nas duplas mistas infantil com Hugo Calderano e Caroline Kumahara, no individual infantil feminino com Caroline Kumahara, nas duplas masculinas juvenil com Danilo Toma e Gustavo Souzae no individual masculino infantil com Hugo Calderano. As pratas vieram com a equipe masculina juvenil, nas duplas masculinas infantil com Hugo Calderano e Victor Ishii, no individual masculino infantil com Victor Ishii e no individual masculino juvenil com Danilo Toma. E os seis bronzes foram conquistados nas duplas femininas infantil com Caroline Kumahara e Bruna Alexandre, nas duplas femininas juvenil com Kim Inokuchi e Carolina Nagano, nas duplas mistas infantil com Victor Brience e Priscila Salvador, por equipes masculino infantil, nas duplas masculinas juvenil com Fernando Franco e Eric Jouti e no individual masculino infantil com Gustavo Souza. Com isso, o país só ficou de fora do pódio em torneios: nas duplas mistas juvenil e no individual feminino juvenil.