Por CBTM
Na próxima segunda-feira (06) iniciam as competições de futsal, pelos II Jogos Escolares da Rede Estadual de Ensino (Joere), no ginásio Guanandizão. Participam das provas alunos das categorias mirim e juvenil.
O II Joere está envolvendo cerca de três mil alunos de 70 escolas estaduais de Campo Grande em modalidades como Tênis de Mesa, damas, xadrez, atletismo, futsal, voleibol, basquete, handebol, atletismo Paralímpico e Tênis de Mesa Paralímpico (masculino e feminino).
A Secretaria de Estado de Educação (SED) repassou às escolas estaduais recursos financeiros para a compra de material esportivo.
Segundo o professor Marcel Ortiz, monitor do Joere, nesta segunda edição dos jogos os alunos estão vindo para as competições mais preparados.
--- A primeira edição do Joere foi em 2007 e teve uma razoável participação dos alunos. Este ano, percebemos mais envolvimento de alunos e professores, com o aumento no número de equipes e melhor preparação física --- destacou o professor de educação física.
O professor conta que está fazendo um livro de recordes do II Joere.
Já foram realizadas as provas de damas, tênis de mesa, atletismo e xadrez. O Joere é o maior evento esportivo de Mato Grosso do Sul, envolvendo alunos de
Já participaram dos jogos os municípios de Aquidauana, Anastácio, Batayporã, Nova Andradina, Corumbá, Ladário, Dourados, Três Lagoas e Ponta Porã.
A realização do evento atende a uma determinação do Ministério da Educação, que prevê a aplicação do esporte como forma de lazer dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais, uma vez que a prática do esporte é um direito do cidadão e deve estar ao alcance de todos.
O evento possibilita que os alunos transponham o ambiente escolar com a prática de atividades esportivas, abrindo novas oportunidades para os estudantes que participam da iniciativa.