Por CBTM
O Brasil começou bem o XV Campeonato Latino-Americano de Tênis de Mesa, que acontecerá de 16 a 20 de junho em Buenos Aires na Argentina. Em apenas dois dias de competição os brasileiros estiveram três vezes no lugar mais alto do pódio com as equipes Juvenil Masculina, Feminina e Infantil Masculina. As meninas do Infantil levaram medalha de prata.
O primeiro ouro veio com o Juvenil Masculino por 3x2 em cima dos paraguaios Marcelo Aguirre, Axcel Gavilan e Santiago Osório. O Jogo começou a favor do Paraguai com Marcelo vencendo Gustavo Souza por 3x1, mas o Brasil respondeu com o mesmo placar na segunda partida entre Danilo Toma e Axcel Gavilán. Com a disputa empatada Fernando Franco abriu vantagem para a seleção canarinho em cima de Santiago Osório, porém Marcelo Aguirre venceu Danilo Toma por 3x0, e levou o jogo para o quinto set. A decisão ficou nas mãos de Gustavo Souza, o brasileiro esteve em desvantagem por duas vezes, mas conseguiu virar o placar e venceu Axcel por 3x2.
O Juvenil Feminino também conquistou o título por equipe com o placar de 3x1 sobre o Paraguai e as meninas levaram a medalha de ouro. A partida começou com a vitória de Caroline Kumahara sobre Lucero Ovelar por 3x1. As paraguaias empataram a disputa com Sandy Gavilán vencendo Katia Kawai por 3x0, mas as brasileiras recuperaram com o mesmo placar com Priscila Dias sobre Fatima Martinez. Novamente Caroline Kumahara decidiu o jogo vencendo Sandy Gavilán por 3x1.
Caroline Kumahara e Priscila Dias foram os grandes destaques da equipe juvenil. Kumahara, que apesar de ser da categoria Infantil, venceu todos os seus jogos, saindo invicta da disputa por equipes.Priscila, que entrou como terceira jogadora, garantiu uma vaga no grupo atuando com suas bolas de efeito.
"As meninas cresceram dentro da competição. Elas não só garantiram uma vaga no Mundial Juvenil, mas também reconquistaram um título que de costume é do Brasil", afirmou Lincon Yasuda técnico da Seleção.
Após uma difícil semifinal contra a Argentina os meninos do Infantil Masculino entraram confiantes para a final. O Brasil abriu o placar com Vitor Ishiy sobre Sebastian Aguirre por 3x1. Hugo Calderano também não deu chances aos paraguaios e venceu Alejandro Toranzos por 3x0. Na terceira partida a equipe do Paraguai diminuiu a vantagem com Rodolfo Real, mas Calderano garantiu o título no quarto set com o placar de 3x1 sobre Sebastian Aguirre.
"O Infantil Masculino também conquistou um titulo importante. Essa vitória ratifica o potencial dessa equipe no futuro. Hugo Calderano não perdeu um jogo e liderou o time nessa caminhada rumo ao título", disse Lincon Yasuda, técnico da Seleção.
O Infantil Feminino, que fez uma semifinal espetacular sobre a Venezuela, não teve forças para vencer as peruanas na final. O time, que atuou sem Caroline Kumahara, ficou com o vice-campeonato após perder para a equipe do Peru por 3x0.
RESULTADO
JUVENIL MASCULINO
BRASIL 3 X 2 PARAGUAI
Gustavo Souza 1X3 Marcelo Aguirre
Danilo Toma 3X1 Axel Gavilán
Fernando Franco 3X0 Santiago Osorio
Danilo Toma 0X3 Marcelo Aguirre
Gustavo Souza 3X2 Axcel Gavilán
JUVENIL FEMININO
BRASIL 3 X 1 PARAGUAI
Caroline Kumahara 3X1 Lucero Ovelar
Katia Kawai 0X3 Sandy Gavilán
Priscila Dias 3X0 Fatima Martinez
Caroline Kumahara 3X1 Sandy Gavilán
INFANTIL MASCULINO
BRASIL 3 X 1 PARAGUAI
Vitor Ishiy 3X1 Sebastian Aguirre
Hugo Calderano 3X0 Alejandro Toranzos
Hiago Afonso 2X3 Rodolfo Real
Hugo Calderano 3X1 Sebastian Aguirre
INFANTIL FEMININO
BRASIL 0 X 3 PERU