Por CBTM
Um grande evento não se organiza sozinho e as Olimpíadas Escolares são prova disso. Em Poços de Caldas, o Comitê Organizador conta com o auxílio de 200 voluntários que ajudam a fazer com que tudo corra da melhor forma possível.
Antes mesmo do período de realização do evento, entre os dias 18 e 28, diversos voluntários já prestam grande ajuda ao Comitê Organizador na sede do Espaço Cultural da Urca. Gente nascida na cidade, mas também pessoas que vêm do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Brasília e Alagoas aderiu ao projeto.
--- Há muitos interessados, algumas vezes em número além do necessário. Por isso há alguns critérios que procuramos seguir para a seleção --- conta Paula Hernandez, coordenadora do voluntariado das Olimpíadas Escolares. Os critérios são simples:
--- Pessoas que já participaram de outros eventos conosco e, de preferência, aqui mesmo em Poços de Caldas.
À frente deste tipo de programa desde a sua implantação, pelo COB, por ocasião da organização dos Jogos Pan-americanos Rio 2007, Paula vê com alegria a cultura do voluntariado se estabelecer de vez no Brasil.
--- Estou neste programa de o início, em 2005. E o que dá para perceber é que há um boca-a-boca muito forte entre os voluntários. Praticamente todos aqui em Poços de Caldas participaram da edição do ano passado. E os novos vieram por influência desses, que falaram muito bem da competição, da cidade --- explica.
A expeiência para trabalhar em equipe vem desde os tempos
Os voluntários são mesmo parte importante na estrutura de um evento que a cada ano se diversifica e mostra mais foça.
--- Esses 200 estão espalhados por todas as esferas da organização. Desde a logística até a assessoria de imprensa, passando pela gerência de esportes --- exemplifica Paula.
Quem participa ativamente de todo o processo também ressalta a importância de participar.
--- Sou foramado
--- Aqui, verei de perto o surgimento do futuro do nosso esporte --- prevê o voluntário carioca que já trabalhou nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e nos Jogos Parapan-americanos Rio 2007.
As Olimpíadas Escolares 2008 são fruto de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte, com o apoio das Organizações Globo e a participação da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (MG).