Por CBTM
Poços de Caldas recebe pela terceira vez uma edição das Olimpíadas Escolares e voltou a ser a capital brasileira do esporte escolar nesta quinta-feira, quando aconteceu a Cerimônia de Abertura das Olimpíadas Escolares 2008.
O início da cerimônia está marcada para às 18h30, no Ginásio Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves Filho. O ginásio, que tem capacidade para 3.500 espectadores, recebeu o desfile dos representantes das 21 delegações participantes, que darão início aos 10 dias de competições esportivas e intensa programação cultural.
Atletas olímpicos e panamericanos estiveram presentes à Cerimônia de Abertura, assim como o prefeito de Poços de Caldas, Sebastião Navarro Vieira Filho, Rogério Romero, secretário adjunto de esportes e da juventude de Minas Gerais, Carlos Alberto dos Santos, o Lelo, secretário municipal de esportes de Poços de Caldas, e o diretor das Olimpíadas Escolares 2008, Edgar Hubner.
A abertura das Olimpíadas Escolares contou com apresentações especiais como as de ginástica rítmica com Ana Paula Scheffer, Angélica Cristine Kvieczynski, Bruna Silva e Bruna Morais e de patinação artística, com Marcel Stürmer e Juliana Almeida.
No desfile das delegações, os representantes dos 21 estados (são 22 delegações, contando com a de Poços de Caldas) entraram no ginásio seguindo uma ordem alfabética. Minas Gerais, como estado anfitrião, foi o 21º a desfilar. A delegação local, com atletas da cidade sede, Poços de Caldas, encerraram a apresentação.
Os jovens atletas competem a partir desta sexta-feira, dia 19, até o dia 28, em nove modalidades: handebol, basquete, atletismo, futsal, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. São 2.800 jovens atletas, entre 12 e 14 anos, de 800 escolas públicas e privadas do país.
A etapa para atletas de