Por CBTM
A semana começou em alto astral em Porto União com a conquista do 2º lugar do Tênis de Mesa nas Olimpíadas Escolares Brasileiras 2008, para Santa Catarina.
Guilherme Chokailo e Matheus Magno Barbosa, alunos do Colégio Estadual Cid Gonzaga, representaram o Estado em Poços de Caldas, Minas Gerais, nesse final de semana.
A participação dos garotos nas três fases das disputas (individual, equipe e dupla) sagrou Matheus na 2ª colocação no individual, a 4ª colocação por equipe e a 5ª na disputa em duplas.
A competição envolveu atletas com idade entre 12 e 14 anos que se classificaram nos seus estados nas disputas regionais e estaduais.
Com esse resultado nas Olimpíadas, os dois primeiros de cada modalidade integram-se a Seleção Brasileira para disputar os Jogos Sul Americanos, no Uruguai, ainda neste ano.
Matheus e Thales Prieto, primeiro lugar nas olimpíadas, jogarão juntos no Uruguai disputando medalhas para o Brasil.
--- É muito legal representar o país numa competição de alto nível e levar o nome de Porto União para tão longe --- afirmou Matheus, conhecido por Feio.
O atleta, juntamente com os demais, recebem treinamento diário pelo técnico Emerson Jacobs de no mínimo três horas, intensificados em épocas de disputas.
Emerson é professor das Escolinhas de Tênis de Mesa do município, ministradas no Clube 25 de Julho. Para Jacobs só o treinamento faz com que momentos de disputas decisivas façam a diferença.
--- Além do treino, participamos sempre das competições realizadas a nível regional e estadual, mantendo sempre os atletas em boas condições de disputa. A experiência faz a diferença nas pontuações decisivas --- explica.
Outro grande incentivador do tênis de mesa no município é o atleta Ivo Solanho. Ele, representando a classe esportiva na região, brigou pela participação de Santa Catarina nas Olimpíadas.
--- Valeu a insistência, a apelação e até a briga junto à Fesporte e ao Comitê Olímpico Brasileiro, por meio da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, para que o Estado de Santa Catarina pudesse participar dessas competições --- comemorou Solanho.
Após a conquista do estadual, no qual Matheus e Guilherme foram classificados para o brasileiro, houve a notícia de que Santa Catarina não participaria da competição devido a não inscrição dos meninos em tempo hábil.
Solanho e representantes do Tênis de Mesa local, diretoria do Colégio Cid Gonzaga, funcionários da Prefeitura e imprensa entraram em contato com os órgãos competentes solicitando especial atenção ao ocorrido.
Tempos depois o aviso de que Santa Catarina estava inscrita na competição foi anunciado.
Na segunda-feira, 22, os atletas estiveram na Prefeitura de Porto União e foram recepcionados pelos secretários Bento Trindade Junior e Gilson Eggers, da Educação e da Administração, respectivamente.
O agradecimento e as homenagens pela participação foram prestadas e o apoio firmado pelo executivo. Para os próximos dias a equipe do Tênis de Mesa prepara uma programação especial para comemorar em bom tom o título conquistado.
A equipe continua os treinamentos diários. Porto União sedia uma etapa do Circuito Catarinense de Tênis de Mesa, entre os dias 17 e 19 de outubro. Na ocasião, participam atletas de todo o estado e o município tem grandes chances de medalhas.