Notícia

EMBAIXADORES DAS OLIMPÍADAS ESCOLARES ENSINAM O CAMINHO DA VITÓRIA

Por CBTM

19/09/2008 14h33


Atletas olímpicos e panamericanos participaram de uma entrevista coletiva para a imprensa de Poços de Caldas na quinta-feira, dia da Cerimônia de Abertura.

 

Os Embaixadores das Olimpíadas Escolares 2008 falaram da satisfação de participar da maior celebração do esporte estudantil do país e da importância deste contato com os jovens talentos, que podem vir a ser futuros atletas olímpicos.

 

A coletiva foi mais uma das ações que fazem parte da programação sócio-cultural paralela à disputa esportiva. A união entre esporte, saúde, educação, cultura, integração e inclusão social é um dos alicerces desse ambicioso projeto. Durante 40 minutos de perguntas e respostas, os campeões deram uma verdadeira aula do que representa o espírito olímpico.

--- Estamos aqui porque somos campeões nos nossos esportes e tentamos também ser campeões na vida. Educação e esporte caminham de mãos dadas. As crianças nos perguntam sempre qual é o segredo para ser um campeão e eu respondo: determinação. Um atleta cai, levanta e vai para a próxima --- disse Claudinei Quirino, medalhista de prata no revezamento 4x100m em Sydney 2000.

Os Embaixadores também falaram da dedicação ao esporte que os fez com que, muitas vezes, abrissem mão de certas coisas para treinar. O bicampeão pan-americano de patinação artística, Marcel Stürmer, lembrou que começou no esporte ainda muito novo, como é comum a atletas de alto nível.

--- Eu tinha seis anos e não parei desde então. Não tive infância e adolescência, porque me dediquei ao esporte. Mas há momentos na vida em que tudo vale a pena. Faria tudo de novo ---  disse.

 

O ginasta Diego Hypólito, bicampeão mundial nos exercícios de solo da ginástica artística, concordou.

 

--- Se não achássemos gostoso, não estaríamos no esporte até hoje. O prazer de subir ao pódio é indescritível", acrescentou.

Ana Scheffer, da GRD, medalha de bronze nos Rio 2007, também fez questão de mostrar o quanto é grata ao esporte.

 

--- Nós abrimos mão de algumas coisas, mas é uma opção de vida. Isso nos permite viajar muito, conhecer novos lugares. É uma vida um pouco diferente das outras pessoas. Só isso.

 

Sua companheira, Angélica Kvieczynski, concorda.

 

--- É claro que nos divertimos. Dá pra sair nas férias. A gente sempre dá um jeito --- ensinou a ginasta.

Mas o melhor jeito que eles querem dar em Poços de Caldas é o de mostrar aos futuros atletas que esporte é importante para que eles se tornem bons cidadãos.

 

--- Não existe esporte apenas em alto nível. No meu caso, virou minha profissão. Mas eu encorajo todos a escolherem uma modalidade para praticar. Esporte ensina muita coisa --- destacou Diego Hypólito.

As Olimpíadas Escolares 2008 são fruto de uma parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) com o Ministério do Esporte, com o apoio das Organizações Globo e a participação da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas (MG).

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?