Por CBTM
O ministro interino do Esporte, Wadson Ribeiro, participa nesta quinta-feira, às 18h30, da cerimônia de abertura das Olimpíadas Escolares, que acontecerão em Poços de Caldas (MG).
A competição é o maior evento esportivo escolar do país e reunirá jovens atletas de 12 a 14 anos na cidade mineira, com 2.700 estudantes de 25 estados brasileiros.
Nesta quarta edição do evento, além das disputas em nove modalidades, Tênis de Mesa, atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, vôlei e xadrez, haverá uma programação cultural paralela à competição, reforçando o conceito de formar atletas e cidadãos.
Uma novidade proposta pelos organizadores nesta quarta edição das Olimpíadas Escolares garante à cidade o direito de ter uma delegação própria, o que representa para os atletas locais a chance de representar o estado e o município.
Recebendo o evento pela terceira vez, Poços de Caldas terá competidores na maior competição escolar do Brasil, mesmo que Minas Gerais esteja representado na modalidade.
Somente quando uma escola de Poços de Caldas já for a representante do estado na competição, os representantes de Minas Gerais se restringirão a apenas uma instituição de ensino.
--- O Comitê Organizador entendeu que seria fundamental para a disseminação da prática esportiva na cidade sede poder contar com sua delegação --- esclarece Edgar Hubner, diretor geral das Olimpíadas Escolares.
Com a participação da cidade de Poços de Caldas, esta edição das Olimpíadas Escolares conta com 22 delegações de 21 estados diferentes.
--- As vencedoras da cidade sede que não conseguiram vencer a etapa estadual têm a participação garantida --- continua Edgar, certo de que isso vai engrandecer o evento.
--- Assim nós conseguimos mobilizar ainda mais a cidade, com os pais vindo torcer por seus filhos, por exemplo --- descreve.