Por CBTM
Com o objetivo de ajudar na formação e no desenvolvimento de competidores de alto nível, os atletas da ADM/Criativo/SEL foram submetidos a uma série de avaliações com variáveis fisiológicas utilizadas no esporte de alto rendimento.
Os testes para o Tênis de Mesa são executados apenas pelo Laboratório de Fisiologia Aplicada ao Esporte (LAFAE) e fazem parte da tese do doutorado do professor-mestre Alessandro Moura Zagatto, sob a orientação professor doutor Claudio Alexandre Gobatto do Instituo de Biociências da Universidade Estadual Paulista (UNESP) Campus de Rio Claro/SP.
Esses testes foram realizados na Associação Desportiva dos Mesatenistas de Marília e no Ginásio de Esportes da Universidade de Marília, locais que foram cedidos para a execução das avaliações.
O objetivo foi determinar a capacidade aeróbia (resistência) e anaeróbia (potência) através da analise da concentração de lactado de sangue (ácido lático) e sensores foto-sensíveis de velocidade.
Diferentemente das avaliações convencionais, os testes são aplicado na mesa com a utilização de um robô que lança bolas com freqüência e velocidade variada pré-programadas, que possibilitarão a avaliação da aptidão física dos atletas, e também a prescrição e monitoramente individualizada do treinamento.