Notícia

INSCRIÇÕES PARA JOGOS UNIVERSITÁRIOS ESTÃO ABERTAS

Por CBTM

07/07/2010 08h17


 

Os atletas da Universidade de Brasília terão a oportunidade de competir individualmente nos Jogos Universitários do Distrito Federal (JUDF) 2010. Esta é a segunda etapa do torneio. A primeira, que terminou no domingo, 4 de julho, teve modalidades coletivas como futebol, basquete, handebol e vôlei. Judô, jiu-jitsu, karatê, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, atletismo, natação e xadrez são as categorias que entram na nova fase da disputa.

Os vencedores garantem a participação nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Para participar, basta ser aluno da graduação ou da pós-graduação da UnB e se inscrever na Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA). As inscrições vão até 3 de agosto.

Nas coletivas, a UnB não venceu nenhuma das modalidades. Com exceção do futebol feminino, a universidade participou de todas as modalidades da primeira etapa. Mas esse é apenas o começo de um trabalho de treinamento. Onze técnicos e auxiliares foram contratados para treinar os 188 atletas que participam das equipes. "Apesar da não-classificação, as equipes apresentaram índices técnicos elevados, retratando o trabalho que foi feito em 2009 e 2010", ressalta a diretora de Esporte, Arte e Cultura, Lucila Souto Mayor.

Os times encontraram dificuldade em conseguir locais para treinar. Lucila explica que os atletas precisavam dividir as quadras com atividades de ensino, pesquisa e extensão, que têm prioridade de uso no espaço. "Tentamos alugar quadras públicas e particulares para minimizar o problema, mas, por enquanto, os custos estão muito altos".

Para Tatiana Weysfield, contratada para treinar a equipe de futsal feminino, o apoio da DEA e a contratação dos novos técnicos são essenciais para concretização do esporte na universidade e fora dela. "A formação da equipe começou no final do ano passado e permitiu que a gente entrasse bem para os jogos do DF. Vencer é uma questão de tempo", ressalta.

DIFICULDADES - Apesar do problema de espaço, o técnico da equipe de futebol masculino, Renato Viera, afirma ter conseguido conduzir um treinamento contínuo com os atletas. Até 2008, muitas equipes estavam sem técnicos e tinham que treinar por conta própria. "Agora os atletas estão motivados, e os resultados vão chegar aos poucos", acredita.

Renato destaca ainda que a infraestrutura do Centro Olímpico pode ser melhor aproveitada. "Esse é um diferencial da UnB. Aqui nós temos dois campos, ginásio e academia". O técnico acredita que o fortalecimento das equipes irá chamar mais atletas para participarem dos treinos.

Lucas May, presidente da Associação Atlética Acadêmica da UnB (AAAUnB), lembra que a universidade tem uma participação ampla na história dos jogos universitários. "Sempre participamos de várias modalidades, ao contrário de outras instituições de ensino", explica. Lucas acredita que o comprometimento dos atletas nesses jogos é cada vez maior. "Eles estão vendo além do JUDF. Em outros anos, as equipes se desmancharam logo após o fim das competições".

Para Bernardo da Costa, também membro da AAAUnB, a chegada dos novos técnicos trouxe resultados. "O futebol masculino, por exemplo, no surpreendeu. A equipe foi formada a poucos dias dos jogos e chegou à fase semifinal", afirma. Ele lembra que o JUDF é um ótimo termômetro para o sucesso dos treinos. "Esperamos um resultado ainda melhor para o próximo ano".

NOVOS INCENTIVOS - Para o segundo semestre, a universidade planeja o lançamento de edital que oferecerá 50 bolsas-atleta para dar suporte aos treinos dos estudantes. "Dependemos apenas do fim da greve para fazer ajustes técnicos no documento", pontua Lucila. Os beneficiados terão auxílio de R$ 465 mensais durante um ano e precisam ser alunos da universidade.

SERVIÇO
Diretoria de Esporte, Arte e Cultura
(Decanato de Assuntos Comunitários)
Telefone:3107-6789

Fonte: Correio Brasiliense

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?