Por CBTM
Assim como no masculino, o Brasil conseguiu classificar seis atletas para a segunda fase do torneio individual feminino do XIX Campeonato Sul-americano. Estão nas oitavas-de-final: Caroline Kumahara, Karina Hayama e Priscila Salvador no infantil, e Amanda Marques, Kátia Kawai e Kim Inokuchi no juvenil.
“Agora, as meninas brasileiras vão precisar ter mais atenção aos detalhes, mostrar um equilíbrio maior, além de muita força e poder de decisão. Só assim conseguirão chegar ao título”, analisou Paco, técnico da seleção brasileira.
No infantil, Caroline Kumahara e Karina Hayama passaram com certa tranqüilidade pela fase de grupos. Karina passou pela peruana Katherine Palomino (3 a 2), pela equatoriana Jomira Cabezas (3 a 1) e pela chilena Carolina Penailillo (3 a 0). Caroline venceu Sofia Jara (CHI) e Gabriela Soto(PER), ambas por 3 a 0.
“Eu não tive problemas de adaptação com a mesa e com a área de jogo. Apesar da mesa ser estranha, eu já havia participado de outras torneios com ele ano passado. Consegui jogar firme e concentrada no início do Sul-americano e isso me deu uma confiança a mais para o individual, onde a pressão e o nervosismo aumentam”, analisou Caroline, que já levou o ouro por equipes e nas duplas mistas e está na final das duplas femininas.
Já Priscila Salvador garantiu a segunda colocação do grupo dela com uma vitória sobre a argentina Maia Harima (3 a 1) e uma derrota para a venezuelana Gremlis Arvelo (3 a 1). Com o resultado, ela teve que disputar mais um jogo extra para se garantir na fase de mata-mata contra a chilena Carolina Penailillo e não deu chances à adversária: vitória por 4 a 1. A outra representa brasileira, Bruna Alexandre, caiu num grupo com quatro atletas, perdeu dois jogos (para a revelação venezuelana Winberly Montero e para a peruana Alenxandra Sifuentes) e não conseguiu a classificação. Na fase de mata-mata, as três brasileiras enfrentam jogadoras peruanas. Caroline enfrenta Janína Nieto, Priscila pega Winberly Monteiro e Karina joga contra Alenxandra Sifuentes.