Por CBTM
A próxima edição das Olimpíadas Escolares para atletas de 12 a 14 anos será realizada em Fortaleza (CE), entre os dias 10 e 19 de setembro, mas os recordes da maior competição estudantil brasileira já estão sendo batidos. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) encerrou as inscrições para a competição, chegando a um total de 4.757 inscritos, sendo 3.959 atletas, mais técnicos e oficiais. Este é o novo recorde de inscritos do evento. O recorde anterior era da etapa de Londrina/Maringá, para atletas de 15 a 17 anos, no ano passado, com 4.071 inscritos. Etapa de Fortaleza das Olimpíadas Escolares terá recorde de participantes
Em Fortaleza, as Olimpíadas Escolares serão disputadas por 28 delegações, sendo uma para cada um dos 26 estados brasileiros, mais uma equipe do Distrito Federal e outra da cidade sede. Esta é a primeira vez que a competição terá 100% de participação. "Esses números evidenciam a força e a importância que o esporte estudantil brasileiro vem obtendo desde a criação das Olimpíadas Estudantis. Para o COB, é motivo de orgulho comprovar a evolução dos eventos e a cada vez maior participação dos estados e das regiões do Brasil na propagação da prática esportiva nas escolas", afirma Edgar Hubner, gerente de Iniciação, Fomento e Eventos do COB, e diretor geral das Olimpíadas Escolares e das Olimpíadas Universitárias.
Fortaleza verá também o novo formato da competição, com 11 modalidades em disputa: Atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. As novas modalidades, ginástica rítmica e ciclismo, tiveram ótima adesão, mesmo no primeiro ano de disputa.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizadas pelo Ministério do Esporte e pelas Organizações Globo, com a direção técnica das Confederações Brasileiras Olímpicas e apoio do Governo do Ceará.