Por CBTM
A 1ª Paraolimpíada do Estado da Paraíba, que seria iniciada nesta sexta-feira (17), foi adiada, por motivos técnicos, para o mês de dezembro.
O evento, uma promoção do Governo do Estado, através da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência - Funad, em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, acontecerá entre os dias 5 e 12 de dezembro.
Os atletas disputarão as modalidades Tênis de Mesa, Atletismo, Basquete, Futsal, Judô, Futebol de Campo, Voleibol, Capoeira, Natação e Goalball.
Conforme o calendário de competições divulgado pela Funad, os ginásios utilizados para as partidas serão na Vila Olímpica Ronaldo Marinho (antigo Dede), Unipê, Pio X, Apae-JP e Funad.
O evento tem como proposta divulgar e promover a prática das pessoas com deficiências, oportunizando o pleno exercício da cidadania.
Cerca de 700 atletas, já inscritos, disputarão 10 modalidades esportivas, tanto em nível individual como coletivo, propiciando, assim, condições favoráveis para o desenvolvimento do respeito mútuo, da solidariedade, da capacidade de julgamento, da dignidade, de posturas não preconceituosas e das potencialidades corporais e intelectuais, além de viabilizar a inclusão social.
O Núcleo de Educação Física e Desporto da Funad, através do professor Jailton Lucas de Miranda compõe a organização do evento e, através dele, tem seus fundamentos na concepção de corpo, mente e movimento, com a finalidade de viabilizar a comunicação, expressão de sentimentos, lazer, cultura, possibilitando a promoção, prevenção e manutenção da saúde.