Por CBTM
Depois de dois finais de semana de programação esportiva intensa voltada à nova geração do esporte macaense, o Ginásio Municipal Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt recebeu neste domingo, dia 26 as finais dos Jogos Estudantis 2010.
Centenas de alunos de escolas estaduais, municipais e particulares da cidade representaram suas instituições nos confrontos decisivos da competição, que reuniu equipes de basquete, vôlei, futsal, handebol, além de competidores de tênis de mesa e xadrez.
O primeiro final de semana (11 e 12) dos Jogos Estudantis 2010 reuniu cerca de 1100 alunos de 30 escolas municipais, estaduais e particulares de Macaé. Foram realizados 40 jogos de futsal, 30 jogos de handebol e 25 partidas de tênis de mesa, todas pela primeira fase dos jogos. No fim de semana seguinte (18 e 19), a competição movimentou mais uma vez o Ginásio Municipal. Desta vez, os jovens competidores da rede de ensino do município disputaram as provas classificatórias de vôlei, basquete e xadrez.
Com a expectativa acerca das Olimpíadas de 2016, o incentivo ao esporte alimenta a esperança de futuros campeões. De olho nos Jogos Olímpicos do Rio, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Macaé, Alex de Moares, avalia a responsabilidade dos Jogos Estudantis e ressalta a importância da prática esportiva para a melhoria da qualidade de vida do praticante.
"A prática do desporto olímpico pode trazer valores para a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, além de acender o espírito esportivo dentro de cada criança, incentivando a prática esportiva dentro e fora da escola. Além disso, pode garantir uma população adulta mais saudável", destacou Alex de Moraes.