Por CBTM
Encerraram-se nesta segunda-feira, 18, as inscrições para o 1º Congresso Paralímpico Brasileiro. As 500 vagas disponibilizadas para o evento que será de 17 a 20 de novembro, em Campinas (SP), foram preenchidas em menos de um mês.
--- A grande procura é uma prova de que havia uma demanda de eventos desse tipo, que discutam cientificamente o esporte Paralímpico, principalmente chancelado pelo CPB. Certamente dos trabalhos e discussões do Congresso sairão muitos caminhos interessantes para o Esporte Paralímpico --- destacou o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons.
O 1º Congresso Paralímpico Brasileiro é uma promoção do CPB, através da Academia Paraolímpica Brasileira (APB), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O público alvo são treinadores, classificadores funcionais, profissionais de áreas afins ao esporte Paralímpico, profissionais da área da saúde, professores e estudantes universitários.
Serão dois dias de cursos e discussões com profissionais nacionais e internacionais que trabalham e estudam o Esporte Paralímpico há anos. Além disso, dias 17 e 18, à véspera do Congresso, haverá três cursos com convidados internacionais: Colin Higgs, do Canadá, falará sobre o processo de formação de jovens atletas; Marco Cardinale, da Itália, abordará os princípios de treinamento; e Peter Van de Vliet, do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), tratará dos princípios da classificação funcional.