Por CBTM
Com abertura festiva a partir das 19h desta quinta-feira no Ginásio de Esportes Chico Neto, começam em Maringá as disputas da 13ª edição da Copa Unimed Escolar. Atletas de destaque patrocinados pela Unimed estarão presentes na solenidade, além de diversas autoridades.
Haverá a apresentação de ginástica rítmica, com o grupo Giagym, coordenado pela professora Eleni, seguida de vários sorteios de brindes para a plateia, mais uma inovação desta 13ª Copa.
Cerca de 4 mil atletas representando 68 unidades escolares públicas e particulares de Maringá, Sarandi, Paiçandu, Marialva, Mandaguaçu e municípios da região metropolitana de Maringá devem participar do evento.
Com a expectativa de ultrapassar a marca de 60 mil
atletas, Copa Unimed serve para revelar talentos
A competição, que será realizada até o próximo dia 30, reúne alunos nas categorias A --- nascidos nos anos 1994 e 1995 --- e B --- estudantes nascido a partir de 1996, nos sexos masculino e feminino. As modalidades da competição são: atletismo, basquetebol, ciclismo, futebol, futsal, taekwondo, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, Tênis de Mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
As 12 edições anteriores da Copa Unimed Escolar mobilizaram 56.930 alunos/atletas, número que comprova a sua tradição como um dos maiores eventos esportivos escolares do Brasil.
A organização do evento é da Secretaria de Esportes da Prefeitura de Maringá em parceria com a Unimed Maringá.
O diretor de Mercado da Unimed Maringá, médico Maurício Chaves Júnior, acompanha a Copa desde a sua primeira edição, em 1997. Segundo ele motivar a prática de esportes nas escolas de Maringá e região, ajuda a formar nos adolescentes, a partir de 14 anos, o hábito da prática esportiva.
Alguns atletas se destacaram e defenderam Maringá em seleções locais, regionais e estaduais. Outros foram campeões de Jogos Abertos e defenderam até seleções nacionais.
No handebol, por exemplo, disputaram a Copa Unimed, nas suas primeiras edições, os atletas Joelber Romano da Silva, Rodolfo (Ciborg), Samuel Gonçalves, Juliano de Oliveira Pereira, Eduardo Rhuling, Bruno Machado Alexandre, Rodrigo Prudente de Moraes, Mário Henrique Garcia e Haislan Francisco Dutra. No futsal, os atletas Parrel, Diego e Vampeta, que jogam hoje na Itália, também passaram pela Copa Unimed.
--- Ultrapassar a marca de 60 mil alunos atletas é muito motivador e demonstra o alcance dos eventos, nas suas 13 edições --- avalia Maurício.
Para ele, a vida saudável exige boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos, o que o esporte ajuda muito.