Por CBTM
O ouro mais fácil da carreira de Danilo Toma e Gustavo Messias. Assim pode ser definido o título nas duplas masculinas na categoria juvenil do XIX Campeonato Sul-americano conquistado pelos brasileiros na tarde desta terça feira, último dia da competição. Na decisão, Danilo e Gustavo jogariam contra a dupla chilena Felipe Oliveras e Matias Contreras mas o a comissão técnica puniu Contreras por indisciplina, impedindo-o de jogar o torneio individual - também realizado ontem - e a final de duplas. Com isso, a dupla brasileira foi considerada campeã com uma vitória por 3 a 0.
"Foi uma pena não ter acontecido a decisão. Nossa dupla estava bem entrosada e tenho certeza que conseguiríamos realizar um bom jogo. Mas fico feliz por ganhar mais uma medalha de ouro para o Brasil", disse Gustavo Souza.
Para chegar à decisão, os brasileiros tiveram que fazer apenas três jogos: passaram pelos peruanos Cristopher Vargas e Mario Cabrera por 3 a 2 nas oitavas-de-final, pelos argentinos Pablo Saragovi e Juan Daher por 3 a 1 nas quartas, e pelos equatorianos Ivan Proaño e Rodrigo Tapia por 3 a 1 nas semifinais. Na mesma categoria, o Brasil já havia garantido o bronze para a dupla Fernando Franco e Eric Jouti que haviam sido eliminados nas semifinais pela dupla chilena.
No infantil, o Brasil também foi à final mas Hugo Calderano e Victor Ishii não resistiram à dupla formada pelas grandes revelações argentinas Fermin Tenti e Diego Treplitzky. Apesar de um jogo muito equilibrado, os brasileiros acabaram se desconcentrando no último set e perderam por 3 a 2, garantindo mais uma prata para o país na competição.
"Começamos o jogo muito mal e deixamos que eles vencessem os dois primeiros sets. Conseguimos a reação e empatamos a partida mas no set decisivo eles abriram quatro pontos de vantagem... quando fomos buscar já era tarde", comentou Victor Ishii.
Antes da grande decisão, os brasileiros haviam derrotado os chilenos Sergio Yanes e Juan Lamadrid por 3 a 0, os paraguaios Alejandro Toranzos e Rodolfo Real por 3-2 e os colombianos Diego Ruiz e Nicolas Martinez por 3-1.