Por CBTM
A mesatenista Lívia Gomes, 16 anos, ficou na quinta colocação no Circuito Mundial Juvenil da ITTF, realizado em Cuenca, no Equador.
A medalha de ouro ficou com Krisztina Ambrus, da Hungria, a de prata com Aurore Dessaint, da França, e a de bronze com Dora Madarasz, também da Hungria, e com Josefin Lund, da Suécia.
A mesatenista da Associação Desportiva dos Mesatenistas de Marília (ADM Marília) conquistou ainda a qiunta colocação por equipe, ao lado da argentina Ana Codina.
A Hungria foi a campeã por equipe juvenil, a França, vice-campeã e em terceiro lugar ficaram o Equador e a Suécia.
A comissão técnica da ADM-Marília ressalta que, mesmo com os bons resultados alcançados por Lívia Gomes, a mesatenista mariliense, necessita ainda treinar e jogar muitos eventos internacionais para firmar-se em uma seleção adulta do Brasil.
- Jogar esses eventos internacionais é apenas o começo de um longo e difícil caminho a ser percorrido. Muitos atletas param no meio do caminho por falta de apoio, de patrocínio ou por ter que deixar muitas coisas de lado para dedicar-se a treinamentos exaustivos e inúmeras viagens internacionais. O atleta que entender que o único caminho para chegar ao nível internacional é seguir um planejamento em longo prazo, escutar seus treinadores e treinar muito, poderá ter alguma chance, pois a competitividade em nível internacional é muito grande -, fala o coordenador da ADM-Marília, Nelson Machado.
Já o treinador principal da Associação, Edinilson Moura, fala ainda sobre outra promessa da ADM, ele que esteve disputando Aberto do Chile, Yury Bavaresco, que também está em busca da profissionalização. Ele perdeu na primeira rodada para o atual campeão olímpico, Ryu Seung Min, da Coréia, por 4 sets a 0 (
- O atleta tem que estar concentrado o tempo todo, dedicar-se muito aos treinamentos, escutar os treinadores que só querem o melhor para o atleta. Também tem que dedicar-se muitos aos treinos físicos e saber a entender o limite do corpo para evitar lesões que podem atrapalhar sua carreira -, continuou Machado.