Por CBTM
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa te chama a expressar teu inconformismo da exclusão da nossa modalidade das Olimpíadas Universitárias, por meio de petição eletrônica. O manifesto está em um hotsite com link na nossa página principal (www.cbtm.org.br) ou CLIQUE AQUI.
Pedimos a todos para votar. Incentive seus familiares, amigos e todos interessados em ter o tênis de mesa cada vez mais divulgado a dar um simples clique em nossa petição.
A CBTM tem a missão de - difundir e regulamentar o esporte, priorizando o alto rendimento, o desenvolvimento na área educacional e incentivando eventos populares -. Vale ressaltar que o desenvolvimento na área educacional faz-se do ensino básico até o superior, ou seja, universitário. Por isso o trabalho da Confederação junto às escolas é incessante, uma prova é o sucesso do tênis de mesa nas Olimpíadas Escolares.
É muito importante para uma modalidade esportiva estar inclusa em eventos tão significantes como as Olimpíadas Universitárias, pois esses estimulam a prática, aumenta a divulgação e promove a massificação.
Por meio de pesquisas verificamos uma queda dos praticantes de tênis de mesa quando atingem a idade universitária, pois eles precisam adequar-se ao novo desafio de buscar integrar-se ao mercado de trabalho. As Olimpíadas Universitárias são um incentivo para que eles não abandonem o esporte.
Conforme o Atlas do Esporte, organizado pelo professor Lamartine Costa, com patrocínio do COB e do Ministério dos Esportes, o tênis de mesa é um dos esportes mais praticados do mundo e o terceiro mais praticado no Brasil, com 12 milhões de praticantes, perde apenas para o futebol e o vôlei. Mesmo assim não estivemos nas Olimpíadas Universitárias de 2007.
Isso causou ao esporte graves prejuízos, pois ano passado tal evento teve cobertura da mídia com grande intensidade, por conta, até mesmo, do Pan-Americano. Tal divulgação leva aos esportes inclusos um aumento expressivo de participantes e, conseqüentemente, de captação de patrocínios, e nós perdemos isso.
É até inconcebível pensar que o tênis de mesa ficou fora desse torneio, num ano que a modalidade teve grande sucesso no Pan ao ser pentacampeão quando ganhou medalha de ouro por equipe, além do recorde de medalhas douradas do atleta Hugo Hoyama.
Para que tal fato não ocorra mais, pedimos a sua ajuda: vote na petição eletrônica! Peça seus amigos para votar. Vamos participar das Olimpíadas Universitárias de 2008 em diante.