Por CBTM
Pela segunda vez consecutiva, Belo Horizonte recebe o Aberto do Brasil, que neste ano completa 20 anos de realização. O torneio, promovido pela CBTM, desde que foi oficializado pela ITTF não tinha sido realizado fora do eixo Rio-São Paulo, o que aconteceu apenas em 2007 e neste ano.
- É um orgulho para Minas Gerais receber a 20ª edição do Aberto do Brasil, uma data histórica, ainda mais em ano de Jogos Olímpicos -, conta o presidente da Federação Mineira de Tênis de Mesa (FMTM), Edir Oliveira.
Outro ponto que Oliveira cita como importante é a presença de mesatenistas de expressão no estado durante o Pro Tour brasileiro, o que incentiva a prática da modalidade na região, aumenta, consideravelmente, a divulgação na mídia local e incentiva a massificação do tênis de mesa.
- A política da Secretaria Estadual de Esportes e Juventude (SEEJ) de receber eventos de alto nível de várias modalidades dá oportunidade para a população mineira de ter acesso a diferentes esportes. O Aberto do Brasil, ainda, mostra para Belo Horizonte e para o mundo a nossa comunidade do tênis de mesa -, fala Edir Oliveira.