Por CBTM
Rio - Cerca de 16 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Japeri participam de diversos projetos educativos, como o Canto que Encanta, Japeri Está Soletrando, Xeque Mate e Batendo um Bolão. Os alunos também participam de oficinas e passeios culturais.
De acordo com a Secretaria de Educação de Japeri, a meta é que os estudantes tenham 70% de melhora na aprendizagem. A avaliação do rendimento dos alunos será apresentada em um relatório, no final do ano letivo de 2010. Serão avaliados vários itens, entre eles o teste de qualidade das unidades de ensino.
O projeto ‘Xeque Mate’, um dos mais populares, envolve um jogo com um tabuleiro e peças em tamanho proporcional ao das crianças. Segundo a secretaria, o objetivo é melhorar o raciocínio e a capacidade de concentração.
São realizadas competições intercolegiais. O projeto já beneficiou mais de 2 mil alunos desde a implantação. Há ainda o programa de incentivo à leitura. Os professores leem contos e os alunos interpretam por meio de desenhos, músicas ou apresentações teatrais.
Dança e esporte servem de incentivo
Em Guapimirim, vários projetos estão sendo implantados nas unidades de ensino: oficinas de dança, banda de fanfarras, Tênis de Mesa, xadrez, capoeira, recreação. Além de aulas de reforço escolar, em parcerias com o MEC.
No programa para correção do fluxo escolar, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, 214 alunos estão sendo alfabetizados.
O secretário de Educação, Nelson do Posto, diz que as atividades extra-escolares melhoram a concentração, o comportamento social-familiar e o convívio na sala de aula.