Notícia

UNIVERSIDADE NO JAPÃO FAZ ROBÔ JOGAR TÊNIS DE MESA

Por CBTM

09/11/2010 17h40


Pesquisadores japoneses desenvolvem um robô capaz jogar Tênis de Mesa que pode melhorar sua habilidade observando jogadores humanos.

O robô foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia Nara, no Japão, liderado pelo Professor Kidode. Ele consiste em duas câmeras de alta performance, um computador e braços que seguram raquetes, conta o site Crunch Gear .

A característica interessante deste robô é que ele pode aprender novas técnicas e melhorar seu jogo, apenas observando o comportamento de oponentes humanos. Só que para isso, o jogador adversário deve usar uma roupa especial, repleta de sensores para que as câmeras possam identificar os padrões de movimento.

A partir dos dados de movimento dos jogadores e das trajetórias da bola, o robô consegue em pouco tempo prever a direção das jogadas assim que o adversário bate na bolinha.

Segundo seus desenvolvedores, quando a bolinha chega a menos de 20 cm de sua raquete, suas devoluções corretas chegam a 70%. Além disso, essa porcentagem é 20% maior que de um jogador humano novato.

Yahoo Brasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?