Por CBTM
As Secretarias de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) e Educação (Seduc), de Praia Grande (SP), qualificou 15 atletas para participar das Paraolimpíadas Estadual Escolar, esse que é o maior evento do gênero no país. A competição ocorre de 6 a 11 de setembro, em São Paulo, Capital. O certame tem organização da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br).
Mais de 1.500 paradesportistas, de 23 Estados, entram em ação. Em 2009, em Brasília, a delegação de São Paulo sagrou-se campeã da disputa. A competição possui três categorias: deficiente físico (DF), visual (DV) e intelectual (DI). Existe também, classificação funcional de cada uma das categorias, na qual analise os níveis de lesão dos participantes. São mais de 10 especificações. Há duas divisões por idade: 12 a 15 anos (A) e 16 a 19 anos (B).
Entre os esportes do torneio estão o tênis de mesa, bocha, futebol de cinco, futebol de sete, goalball, judô, natação, tênis em cadeiras de rodas e vôlei sentado.
De acordo com o secretário de esportes de Praia Grande, José Carlos de Souza, o evento proporciona inclusão-social de qualidade. Alunos especiais viram atletas. Jovens que muitas vezes sofrem preconceito tornam-se competidores respeitados. “Tenho certeza que no futuro, muitos deles estarão em uma Paraolímpiada”, afirmou.
As Paraolimpíadas Estadual Escolar tem apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Comitê de Apoio ao Paradesporto, Secretarias Estaduais de Educação (SEE) e Esporte, Lazer e Turismo (SELT).
Fonte: Jornal Baixada Santistas