Por CBTM
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) divulgou ontem os finalistas ao troféu Melhor do Ano do Prêmio Brasil Olímpico. O nadador Cesar Cielo, o judoca Leandro Guilheiro e o jogador de vôlei Murilo concorrerão no masculino.
No feminino, a disputa será entre a nadadora Marcela Cunha, a saltadora Fabiana Murer e a dupla de vôlei de praia Juliana e Larissa. A votação começa na terça-feira, pelo site do COB. O anúncio será feito no dia 20, em cerimônia de gala no Teatro do MAM, no Rio de Janeiro.
O COB também anunciou os melhores em cada uma das 47 modalidades. O júri foi composto por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. Os votos do colégio eleitoral têm peso de 50% na eleição final após computados os votos dos internautas.Cesar Cielo Leandro Guilheiro Murilo Endres Ana Marcela Fabiana Murer Juliana LarissaCielo, Guilheiro, Murilo, Ana Marcela, Fabiana, Juliana/Larissa (Foto: Montagem sobre foto de Divulgação)
Juliana e Larissa se encaixaram em uma nova regra, que permite a participação de equipes, times, técnicos, duplas, trincas ou quadras nos prêmios de modalidade e no de Melhor do Ano. A seleção brasileira masculina de vôlei levou o de seu esporte. No futebol, o vencedor foi Paulo Henrique "Ganso", do Santos.
- A cada ano procuramos dar ao Prêmio Brasil Olímpico o dinamismo que existe no próprio esporte. Assim, além dos atletas individuais, passamos a premiar também equipes, times, duplas etc com o objetivo de ampliar o leque de reconhecimento - explica o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
Os melhores de 2010 em cada modalidade:
Atletismo - Fabiana MurerBadminton - Daniel Paiola
Basquete - Tiago Spliter
Boliche - Roberta Rodrigues
Boxe - Roseli Feitosa
Canoagem Slalom - Silvia Gnadt
Canoagem Velocidade - Nivalter Santos
Ciclismo BMX - Mayara Perez
Ciclismo Estrada - Rafael de Matos Andriato
Ciclismo Moutain Bike - Rubens Donizete de Valeriano
Ciclismo Pista - Janildes Fernandes
Desportos na Neve - Mirlene Picin
Desportos no Gelo - Fabiana Alves dos Santos
Esgrima - Cleia Guilhon
Esqui Aquático - Marcelo Giardi
Futebol - Paulo Henrique "Ganso"
Futsal - Alessandro Rosa Vieira (Falcão)
Ginástica Artística - Jade Barbosa
Ginástica Trampolim - Daienne Lima
Ginástica Rítmica - Angélica Kvieczynski
Handebol - Alexandra Nascimento
Hipismo Adestramento - Luiza Almeida
Hipismo CCE - Ruy Fonseca
Hipismo Saltos - Rodrigo Pessoa
Hóquei sobre Grama - Daniel Tatara
Judô - Mayra Aguiar
Karatê - Douglas Brose
Levantamento de Peso - Fernando Reis
Luta - Joice Silva
Maratona Aquática - Ana Marcela Cunha
Natação - Cesar Cielo
Natação Sincronizada - Equipe de natação sincronizada
Patinação Artística - Juliana Almeida
Pentatlo Moderno - Yane Marques
Polo Aquático - Luiza Carvalho
Remo - Fabiana Beltrame
Saltos Ornamentais - César Castro
Squash - Rafael Alarcon
Taekwondo - Marcio Wenceslau
Tênis - Thomaz Bellucci
Tênis de Mesa - Gustavo Tsuboi
Tiro com Arco - Bernardo Oliveira
Tiro Esportivo - Felipe WuTriatlo - Reinaldo Colucci
Vela - Bruno Prada e Robert Scheidt (Classe Star)
Vôlei de Praia - Juliana e Larissa
Vôlei - seleção adulta masculina de vôlei