Por CBTM
As jovens mesatenistas brasileiras que participam do XIX Campeonato Sul-americano Infantil e Juvenil disputado na cidade de Chiclayo, noroeste do Peru, ainda não sabem o que é perder uma partida na competição. Neste sábado, 01/05, chegou ao fim a disputa por equipes nas duas categorias e o Brasil terminou ambas com 100% de aproveitamento: ao todo foram dez vitórias em dez jogos.
No infantil, a equipe verde e amarela, formada por Caroline Kumahara, Bruna Alexandre, Karina Hayama e Priscila Salvador, passou na fase de grupos pela Argentina por 3 a 0, pela Venezuela por 3 a 2 e pelo Equador por 3 a 0 e se classificou em primeiro do grupo para as semifinais onde enfrentaram a Colômbia. Nova vitória, dessa vez por 3 a 1. A final, colocou as brasileiras frente a frente com as donas das casa. Apesar da pouca idade e da pressão da torcida, as meninas não se intimidaram e venceram por 3 a 1.
"Caroline Kumahara teve uma excelente atuação, mostrando que está pronta para jogar em alto nível. Priscila Salvador e Bruna Alexandre mostraram bom padrão de jogo e cumpriram bem o papel delas. A vitória brasileira não foi ameaçada em nenhum momento", comentou o técnico da delegação verde e amarela, Fábio Almeida.
O desempenho no juvenil não foi diferente: cinco jogos e mais cinco vitórias. Na primeira fase, a equipe brasileira representada por Kim Inokuchi, Katia Kawai, Amanda Marques e Carolina Nagano bateu o Equador por 3 a 2, a Bolívia por 3 a 0 e a Venezuela por 3 a 1. Classificadas em primeiro lugar do grupo, as brasileiras avançaram para as semifinais: vitória sobre as chilenas por 3 a 2. A final colocou frente a frente as duas melhores equipes do torneio: Brasil e Peru. E as brasileiras mostraram, mais uma vez, porque os brasileiros detêm a hegemonia do esporte no continente: vitória por 3 a 2.
"Mesmo sob forte pressão da torcida peruana que compareceu em bom número ao ginásio onde acontecem os jogos, as meninas mostraram muita garra e poder de decisão. Nos momentos de maior dificuldade, o time brasileiro esteve sempre tranqüilo e dominou a partida. Vale destacar o bom trabalho realizado pela Katia (Kawai) e pela Kim (Inokuchi). Elas estiveram muito bem durante toda a competição", analisou Fábio.
"Estou feliz por termos conseguido superar a forte equipe peruana, a mais temida pelos adversários no campeonato. Elas estiveram muito bem durante toda a competição mas nós fomos melhores nos momentos decisivos e vamos levar esse título pra casa", disse Kim Inokuchi, um dos destaques brasileiros no Sul-americano até o momento.
Dez países disputam o XIX Campeonato Sul-americano que termina no próximo dia 4. Além da disputa por equipes, a competição vai ter também disputas em duplas e individuais a partir deste domingo.