Por CBTM
Recordista de medalhas de ouro em jogos pan-americanos, Hugo Hoyama foi mais uma vez escolhido como o melhor atleta do ano no tênis de mesa no Prêmio Brasil Olímpico, do Comitê Olímpico Brasileiro. Hugo foi indicado por um colégio eleitoral composto por profissionais do esporte, dirigentes e jornalistas. A festa de entrega dos prêmios será no dia 17 de dezembro, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Em sua nona edição - a primeira ocorreu em 1999, em São Paulo - o Prêmio Brasil Olímpico já se consolidou como a maior festa do esporte brasileiro. Este ano o Prêmio terá como tema central os Jogos Pan-americanos Rio 2007. Outra novidade foi a criação do Troféu Maria Lenk, em homenagem à maior atleta da história da natação brasileira, falecida em 16 de abril passado. O troféu será oferecido este ano a uma atleta que ajudou a construir a história do esporte feminino no Brasil e que represente os valores deixados por Maria Lenk, como espírito de participação e coletividade, civismo e amor ao esporte. Esta premiação segue o mesmo conceito do Troféu Adhemar Ferreira da Silva, instituído em 2001.
Este ano também serão instituídos troféus para os melhores atletas das Olimpíadas Universitárias e das Olimpíadas Escolares. As outras categorias de premiação serão Melhor Técnico, Melhor Atleta Paralímpico (masculino e feminino), Troféu COI 2007 - Esporte e Promoção do Olimpismo Troféu Personalidade Olímpica do Ano.