Por CBTM
Neste final de semana (10 e 11), o Ginásio do Sesc, de Santos, São Paulo, recebe mais de 350 mesatenistas de todo Brasil, no último Campeonato Paulista Individual da temporada. Dentre eles, estará presente a maior lenda viva do Tênis de Mesa, Ubiraci Rodrigues da Costa, o famoso Biriba.
O IV Torneio do Ranking Paulista 2007 vai homenagear Biriba no domingo, com a presença do próprio. Uma das atrações do dia será a competição do grande mesatenista do Brasil e do mundo na categoria superveteranos. Ele vai representar o clube Itaim Keiko, da cidade de São Paulo.
Uma coleção de 400 troféus e 300 medalhas, mas a visita em mais de 30 países são números somados seus anos como atleta. Só nos Estados Unidos, Biriba esteve em 20 estados e 150 cidades.
A sua mais importante vitória, que teve repercussão mundial na época, foi aos 15 anos de idade sobre o então campeão mundial, o Chinês Yung Hue Tuan, conquistada no Campeonato Mundial, em Pequim. Também em 1959, com apenas 13 anos, derrotou os grandes astros da seleção da Romênia em uma só partida por equipes, incluindo o fantástico mesatenista romeno Egulesco.
Graças a sua impecável atuação, o Brasil conquistou a inédita sexta colocação por equipes no Campeonato Mundial da Alemanha, juntamente com seus companheiros de equipe Alberto Kurdoglian (Betinho) e Jaques Roth.
Como fato pitoresco, Biriba considera a ocasião em que foi impedido de competir com adultos por ser considerado muito pequeno (tinha apenas sete anos de idade), muito embora, tecnicamente tivesse condições de enfrentar de igual para igual seus adversários com maior idade e de categoria superior a sua.
Inúmeras vezes campeão paulista, brasileiro e sul-americano, Biriba integrou a equipe do Globbettroters de Tênis de Mesa, fazendo exibições juntamente com a equipe de Basquete americana, em diversas partes do mundo. Ele era um jogador fora de série e fazia coisas incríveis com a bolinha e a raquete na época. Na década de 50 e 60, representou para o nosso esporte o que Pelé foi no Futebol, Maria Ester Bueno no Tênis e Airton Sena na Fórmula 1.
Biriba, até hoje, empresta o seu nome a uma raquete feita em seu nome: "Butterfly-Biriba”. Uma homenagem feita pelos japoneses pela maior fábrica de materiais para tênis de mesa do mundo, com sede em Tóquio.
Biriba se prepara agora para o Campeonato Brasileiro de Tênis de Mesa, que será em dezembro, em Vitória, ES. Depois, em 2008, seu objetivo é a participação no 14º Campeonato Mundial de Veteranos, de
Programação do campeonato:
Sábado: 10/11 – Início 9h às 18h
Categorias: Mirim, Infantil, Juvenil, Juventude Masculino e Femino.
Domingo: 11/11 - Início: 9h às 15h
Categorias: Pre Senior, Senior, Veteranos, Super Veteranos, Categoria Especial, Masculino/Feminino