Por CBTM
O Brasil confirmou a hegemonia do tênis de mesa no continente no Aberto da Venezuela disputado na cidade de Valencia, a 155 km da capital Caracas, ao faturar sete dos dez títulos que disputou no campeonato. Foram quatro títulos individuais: infantil masculino com Hiago Afonso, juvenil masculino com Danilo Toma e juvenil e infantil feminino com Caroline Kumahara, além do título por equipes e em duplas no infantil masculino e por equipes no juvenil masculino. Foram conquistadas também três medalhas de prata e seis bronzes.
“Vale destacar as conquistas individuais de Caroline Kumahara que se prepara para os Jogos Olímpicos da Juventude. Ela competiu no juvenil, uma categoria acima da sua, e ainda assim faturou o título. No infantil masculino, conseguimos todos os títulos que disputamos. E no juvenil masculino, conseguimos colocar três atletas nas semifinais do individual. O desempenho geral da equipe brasileira foi bastante positivo”, comentou o técnico Guilherme Simões, que acompanhou a delegação brasileira no torneio.
“Os resultados foram excelentes e mostram que o trabalho nas categorias de base está sendo bem desenvolvido”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Alaor Azevedo.
A importância dos títulos cresce porque o torneio é uma etapa Premium do Circuito Mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, da sigla em inglês), que distribui prêmios maiores (no mínimo são oito mil dólares para a categoria juvenil) e um bônus na pontuação do ranking mundial. Além disso, esse torneio também servia de preparação para duas outras importantes competições das quais os jovens atletas brasileiros vão participar: o Sul-americano que acontece no Peru e os Jogos Olímpicos da Juventude que acontece em Cingapura.
“Conquistas como essa, com certeza, servem de motivação para os atletas. Para o Hiago Afonso (campeão individual no infantil) e o Thales Prieto (vice-campeão no individual infantil) a competição foi ainda mais importante porque eles passam a figurar no ranking mundial. Eric Jouti e Caroline Kumahara, representantes brasileiros nos Jogos Olímpicos da Juventude, tiveram vitórias importantes”, analisou Simões.
Resultados:
INFANTIL MASCULINO – FINAL EQUIPES
BRASIL 3 x 1 USA
Hiago Afonso 2 x 3 Ethan Chua – Thales Prieto 3 x 1 Jonathan Ou – Thales/Hiago 3 x 1 Chua/Ou – Hiago Afonso 3 x 0 Jonathan Ou
Campeão: Brasil (Hiago Afonso e Thales Prieto)
JUVENIL FEMININO – EQUIPES
BRASIL 0 x 3 EQUADOR
Karina Hayama 0 x 3 Daniela Andrade – Caroline Kumahara 1 x 3 Tânia Almendariz – Caroline/Karina 0 x 3 Tânia/Daniela
(Nota: O torneio por equipes no juvenil feminino foi disputado em grupo único com cinco países, todos contra todos. O Brasil perdeu o último jogo contra o Equador e ganhou os outros três. Nos critérios de desempate, acabou ficando com o bronze.)
3° colocado: Brasil (Caroline Kumahara e Karina Hayama)
JUVENIL MASCULINO – FINAL EQUIPES
BRASIL A 3 x 1 CANADÁ A
Gustavo Souza 3 x 0 Pierr-Luc Theriault – Danilo Toma 2 x 3 Andre Ho – Danilo/Gustavo 3 x 2 Ho/Theriaul – Danilo Toma 3 x 1 Pierre Luc Theriault
Campeão – Brasil A (Gustavo Souza e Danilo Toma)
3° colocado: Brasil B (Eric Jouti e Raphael Almeida)
INFANTIL FEMININO - INDIVIDUAL
Final – Caroline Kumahara 3 x 1 Gremlis Arvelo (VEN)
Campeã – Caroline Kumahara
INFANTIL MASCULINO - INDIVIDUAL
Final – Thales Prieto 0 x 3 Hiago Afonso
Campeão – Hiago Afonso
Vice-Campeão – Thales Prieto
JUVENIL FEMININO - INDIVIDUAL
Semifinal – Karina Hayama 2 x 4 Tânia Almendariz (ECU)
Semifinal – Caroline Kumahara 4 x 1 Gremlis Arvelo (VEN)
Final – Caroline Kumahara 4 x 1 Tânia Almendariz (ECU)
Campeã – Caroline Kumahara
3º colocada – Karina Hayama
JUVENIL MASCULINO - INDIVIDUAL
Semifinal – Gustavo Souza 0 x 4 Pierre-Luc Theriault (CAN)
Semifinal – Danilo Toma 4 x 0 Raphael Almeida
Final – Danilo Toma 4 x 0 Pierre-Luc Theriault (CAN)
Campeão – Danilo Toma
3º colocado – Raphael Almeida
3º colocado – Gustavo Souza
INFANTIL MASCULINO - DUPLAS
Final – Thales/Hiago 3 x 1 Felipe/Gualter (VEN)
Campeões – Thales Prieto e Hiago Afonso
JUVENIL FEMININO – DUPLAS
Final – Caroline/Karina 2 x 3 Roxy/Marianna (VEN)
Vice-Campeãs - Caroline Kumahara e Karina Hayama
JUVENIL MASCULINO - DUPLAS
Final – Danilo/Gustavo 1 x 3 Andre Ho/Pierre-Luc (CAN)
Vice-Campeões – Danilo Toma e Gustavo Souza