Notícia

BRASIL DOMINA ABERTO DA VENEZUELA DE TÊNIS DE MESA

Por CBTM

26/04/2010 13h07


O Brasil confirmou a hegemonia do tênis de mesa no continente no Aberto da Venezuela disputado na cidade de Valencia, a 155 km da capital Caracas, ao faturar sete dos dez títulos que disputou no campeonato. Foram quatro títulos individuais: infantil masculino com Hiago Afonso, juvenil masculino com Danilo Toma e juvenil e infantil feminino com Caroline Kumahara, além do título por equipes e em duplas no infantil masculino e por equipes no juvenil masculino. Foram conquistadas também três medalhas de prata e seis bronzes.

 

“Vale destacar as conquistas individuais de Caroline Kumahara que se prepara para os Jogos Olímpicos da Juventude. Ela competiu no juvenil, uma categoria acima da sua, e ainda assim faturou o título. No infantil masculino, conseguimos todos os títulos que disputamos. E no juvenil masculino, conseguimos colocar três atletas nas semifinais do individual. O desempenho geral da equipe brasileira foi bastante positivo”, comentou o técnico Guilherme Simões, que acompanhou a delegação brasileira no torneio.

 

“Os resultados foram excelentes e mostram que o trabalho nas categorias de base está sendo bem desenvolvido”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, Alaor Azevedo.

 

A importância dos títulos cresce porque o torneio é uma etapa Premium do Circuito Mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, da sigla em inglês), que distribui prêmios maiores (no mínimo são oito mil dólares para a categoria juvenil) e um bônus na pontuação do ranking mundial. Além disso, esse torneio também servia de preparação para duas outras importantes competições das quais os jovens atletas brasileiros vão participar: o Sul-americano que acontece no Peru e os Jogos Olímpicos da Juventude que acontece em Cingapura.

 

“Conquistas como essa, com certeza, servem de motivação para os atletas. Para o Hiago Afonso (campeão individual no infantil) e o Thales Prieto (vice-campeão no individual infantil) a competição foi ainda mais importante porque eles passam a figurar no ranking mundial. Eric Jouti e Caroline Kumahara, representantes brasileiros nos Jogos Olímpicos da Juventude, tiveram vitórias importantes”, analisou Simões.

 

Resultados:

 

INFANTIL MASCULINO – FINAL EQUIPES

BRASIL 3 x 1 USA

Hiago Afonso 2 x 3 Ethan Chua – Thales Prieto 3 x 1 Jonathan Ou – Thales/Hiago 3 x 1 Chua/Ou – Hiago Afonso 3 x 0 Jonathan Ou

 

Campeão: Brasil (Hiago Afonso e Thales Prieto)

 

JUVENIL FEMININO –  EQUIPES

BRASIL 0 x 3 EQUADOR

Karina Hayama 0 x 3 Daniela Andrade – Caroline Kumahara 1 x 3 Tânia Almendariz – Caroline/Karina 0 x 3 Tânia/Daniela

 

(Nota: O torneio por equipes no juvenil feminino foi disputado em grupo único com cinco países, todos contra todos. O Brasil perdeu o último jogo contra o Equador e ganhou os outros três. Nos critérios de desempate, acabou ficando com o bronze.)

 

3° colocado: Brasil (Caroline Kumahara e Karina Hayama)

 

 

JUVENIL MASCULINO –  FINAL EQUIPES

BRASIL A 3 x 1 CANADÁ A

Gustavo Souza 3 x 0 Pierr-Luc Theriault – Danilo Toma 2 x 3 Andre Ho – Danilo/Gustavo 3 x 2 Ho/Theriaul – Danilo Toma 3 x 1 Pierre Luc Theriault

 

Campeão – Brasil A (Gustavo Souza e Danilo Toma)

3° colocado: Brasil B (Eric Jouti e Raphael Almeida)

 

INFANTIL FEMININO - INDIVIDUAL

Final – Caroline Kumahara 3 x 1 Gremlis Arvelo (VEN)

 

Campeã – Caroline Kumahara

 

INFANTIL MASCULINO - INDIVIDUAL

Final – Thales Prieto 0 x 3 Hiago Afonso

 

Campeão – Hiago Afonso

Vice-Campeão – Thales Prieto

 

JUVENIL FEMININO - INDIVIDUAL

Semifinal – Karina Hayama 2 x 4 Tânia Almendariz (ECU)

Semifinal – Caroline Kumahara 4 x 1 Gremlis Arvelo (VEN)

 

Final – Caroline Kumahara 4 x 1 Tânia Almendariz (ECU)

 

Campeã – Caroline Kumahara

3º colocada – Karina Hayama

 

JUVENIL MASCULINO - INDIVIDUAL

Semifinal – Gustavo Souza 0 x 4 Pierre-Luc Theriault (CAN)

Semifinal – Danilo Toma 4 x 0 Raphael Almeida

 

Final – Danilo Toma 4 x 0 Pierre-Luc Theriault (CAN)

 

Campeão – Danilo Toma

3º colocado – Raphael Almeida

3º colocado – Gustavo Souza

 

INFANTIL MASCULINO - DUPLAS

Final – Thales/Hiago 3 x 1 Felipe/Gualter (VEN)

 

Campeões – Thales Prieto e Hiago Afonso

 

JUVENIL FEMININO – DUPLAS

Final – Caroline/Karina 2 x 3 Roxy/Marianna (VEN)

 

Vice-Campeãs -  Caroline Kumahara e Karina Hayama

 

JUVENIL MASCULINO - DUPLAS

Final – Danilo/Gustavo 1 x 3 Andre Ho/Pierre-Luc (CAN)

 

Vice-Campeões – Danilo Toma e Gustavo Souza

3º colocados – Eric Jouti  e Raphael Almeida 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?