Por CBTM
Há 14 anos o estado do Sergipe não era sede de um evento do calendário nacional do Tênis de Mesa. Depois de uma visita do presidente Alaor Azevedo, que ficou impressionado com a ótima estrutura que está sendo montada para a modalidade no estado, ficou acertado entre o dirigente, o presidente da Federação Sergipana, Guido Borges, e autoridades da região, a realização de uma Copa Brasil em Aracaju.
O campeonato terminou neste último domingo e foi um sucesso. E um dos principais motivos para isso é o trabalho feito por José Guido Borges e seu filho, Guido Borges. A partir de uma iniciativa própria, privada, os dois estão ajudando no crescimento e na evolução do Tênis de Mesa no estado.
"Primeiro, eu apostei no esporte. Para mim, tudo que viesse do esporte teria meu suor e sacrifício. A semente foi o meu filho, foi ele quem pediu para começarmos a trabalha com o Tênis de Mesa", contou José Guido. Juntos, os dois abriram a Academia Sergipana de Tênis de Mesa, um local com uma ótima estrutura para treinamentos e que atende a todos os atletas do capital e também do estado.
"Compramos o terreno em um dos lugares mais valorizados do estado, a praia Treze de Julho. Depois, construímos o prédio e estamos, hoje, em fase final de regularização", contou João Guido. "E acho que ela serviu também como um ponto de apoio, de base, para todo o Tênis de Mesa do estado do Sergipe. Outros clubes fazem ponto lá, participam, treinam, o que foi bom para o estado no sentido da união".
Depois de plantada a semente por João Guido e por seu filho, os frutos logo vieram. A equipe da cidade, Arquidiocesano Aracaju, foi o time que mais pontos somou no campeonato e ficou com o título do Troféu Eficiência. "Inicialmente achei que foi pesado, mas, agora, acho que valeu muito a pena. Estamos emocionados, eu e minha esposa, Maria Cristina Borges".
Parcerias ajudaram e ajudam a construir o sonho da família Borges, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, a Secretaria de Esporte e Lazer do Estado e a Funcaju apostaram no projeto. "Hoje, ao fim do campeonato conversei mais uma vez com o presidente Alaor e recebi um apoio incomensurável. Ele prometeu ajudar no que for preciso. Eu já agradeço, porque não tem dimensões um apoio como este", disse.
A partir de agora, um dos planos da Academia é investir em crianças humildes. "Pretendemos agora ampliar nosso prédio e fazer um projeto com crianças da periferia, trazer elas para o esporte. A maneira de acabar com as drogas é apostar nos esportes, levar essas crianças para o esporte", concluiu.