Por CBTM
As competições do atletismo realizadas na pista do estádio Dr. José Sidney da Cunha encerraram a II Olimpíada Estudantil de Capão Bonito, evento organizado pela Secretaria Municipal da Juventude, Esporte, Lazer e Cultura e Secretaria da Educação.
O evento reuniu cerca de 3 mil alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, que competiram nos seguintes esportes: Atletismo, Basquete, Basquete Rua, Dama, Xadrez, Futebol Society, Futsal, Handebol, Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei Areia e Queimada. Apenas a modalidade de futebol que estava prevista foi retirada da disputa desta edição de 2010.
Participaram da Olimpíada Estudantil as escolas - Maria Conceição Lucas Mieldazis, Padre Arlindo Vieira, João Baptista Amaral Vasconcellos, Oscar Kurtz Camargo, Sacre Coeur, Elias Jorge Daniel, Jacyra Landim Stori, Akiko Ikeda, Monsenhor Pedro, Raul Ventureli, Ana Benta, Governador Franco Montoro, Faustino Cesarino Barreto, Dom Bosco, Isolina Leonel Ferreira, Turvo dos Almeidas, Jornalista Talla-rico, Oscar Kurtz (Ribeirão Grande) e Conviver.
A abertura da Olimpíada aconteceu no feriado do dia 7 de setembro com solenidade realizada na praça Cunha Bueno. As competições se encerraram no dia 10 de dezembro com o atletismo. Incontestável a performance dos alunos da escola Maria da Conceição Lucas Mieldazis que com 18 medalhas de bronze, 30 medalhas de prata e 28 medalhas de ouro computou 76 medalhas no total e conquistou o bicampeonato da Olimpíada Estudantil recebendo na solenidade de premiação, realizada na Secretaria da Educação, o troféu de campeã da II Olimpíada Estudantil.
Em segundo lugar ficou a escola Padre Arlindo Vieira, com 42 medalhas e em 3º lugar a escola João Baptista do Amaral Vasconcellos com 32 medalhas. Mensagem da Secretaria de Educação A participação efetiva da Secretaria Municipal de Educação na II Olimpíada Estudantil foi extremamente profícua, pois a prática esportiva é um poderoso instrumento educacional propiciando o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.
Entendemos que o esporte é uma aglutinadora ferramenta pedagógica porque proporciona o desenvolvimento das individualidades, a formação para a cidadania, estimula a personalidade intelectual, física e a integração social. É mister destacar o papel dos professores de Educação Física como protagonistas do sucesso desta Olimpíada e também agradecemos os demais profissionais que colaboraram.
Finalizando, parafraseamos a epígrafe de Mandela "O esporte tem a força de mudar o mundo!" Adriana Nunes Vieira - Supervisora de Ensino Municipal.